A Prefeitura de Goiânia, por meio de equipes técnicas da diretoria de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, neste sábado (1°/04), ação denominada de “Inquérito Sorológico Canino”, no Condomínio Parque dos Cisnes, saída para Nerópolis.

Objetivo é investigar possíveis casos de Leishmaniose Viceral Canina (LVC) na região. Das 08h às 12h, médicos veterinários e agentes de saúde passarão de casa em casa para fazer a coleta de material nos cães, processo que é indolor. As equipes também repassam aos moradores orientações gerais sobre a doença.

O gerente de Controle da População Animal, Jadson Moreira, explica o que é a LVC. “É uma zoonose transmissível ao homem pela picada do inseto vetor infectado, que é o Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como mosquito palha, tendo como reservatórios o cão e animais silvestres como raposas e gambás.

Uma vez infectado, o cão pode não apresentar sinais clínicos, mas ainda assim ser reservatório da doença – o que ocorre em mais de 60% do casos – ou manifestar alterações como crescimento exagerado das unhas, emagrecimento progressivo e feridas que não cicatrizam.

A ação é motivada pela identificação, pela primeira vez na região, da presença do mosquito palha, que tem hábitos noturnos, se alimenta de sangue animal e se reproduz em matéria orgânica em decomposição.

A infecção canina precede o aparecimento de casos humanos, portanto a investigação precoce da doença nos cães é fundamental para a avaliação dos riscos e prevenção do surgimento de casos em pessoas. Daí a importância da colaboração dos moradores na ação deste sábado.

“Portanto, solicitamos a conscientização e colaboração dos moradores e responsáveis na adesão a essa ação, permitindo que nossos profissionais façam o exame de seus cães”, diz Jadson Moreira.

Telefone de contato para outras informações e notificações de casos suspeitos de Leishmaniose Visceral Canina é o 62 98246-8972 (apenas mensagens de whatsapp)

Serviço
Assunto: Goiânia realiza Inquérito Sorológico Canino para verificar possíveis casos de Leishmaniose
Data: sábado (01/04)