Dentro da programação do Novembro Azul, a Prefeitura de Goiânia realiza neste sábado (20/11) o evento “Azul Vida”, totalmente voltado ao público masculino com serviços específicos que serão disponibilizados na USF Militão R. de Araújo, localizada na Rua Sienna, APM-1, no setor Recanto das Minas Gerais. O início da ação da Secretaria de Saúde (SMS) será às 9h com as presenças do secretário de Saúde, Durval Pedroso e da secretária-executiva, Luana Ribeiro. O encerramento está previsto para às 13h.

O mês de novembro é considerado um período de conscientização dos cuidados preventivos que os homens devem ter quanto ao câncer de próstata e outras doenças, por isso, desde o início do mês toda a Rede de Atenção Básica da SMS está desenvolvendo atividades voltadas para a prevenção do homem.

No Azul Vida serão disponibilizados diversos serviços como aferição de pressão arterial; teste de glicemia; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; auriculoterapia e solicitação de exames de rotina de antígeno prostático específico (PSA) – usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Ainda haverá caminhada ao ar livre e palestras educativas sobre câncer de próstata. 

“Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura, por isso, a importância de ter cuidados preventivos”, reforça o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

Serviço:
Assunto: Goiânia realiza evento Azul Vida
Data: 20 de novembro (sábado)
Hora:9h
Local: USF Militão R. de Araújo (Recanto das Minas Gerais)
Endereço: Rua Sienna, APM-1, Jardim Maria Helena

Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde