A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal Saúde (SMS), participou na manhã desta terça-feira (5/10) da Oficina Previne Brasil, que é promovida pela Secretaria da Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, e tem objetivo de percorrer todos os estados brasileiros para apresentar o programa de capacitação de gestores municipais para receber mais recursos e, assim, investir na Estratégia de Saúde da Família em seus municípios. O evento ocorreu na Escola de Saúde Pública do Estado de Goiás, em Goiânia, e contou com a presença do secretário da Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara.

“É papel do governo Federal ir a cada estado e nos municípios ouvir os gestores, conhecer melhor os problemas locais para que consigamos fazer políticas de saúde mais adequadas para todo o país”, afirmou Raphael Câmara durante a abertura do encontro, que contou com representantes de municípios goianos, além do secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, e do titular da Secretaria de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

Raphael Câmara explicou aos gestores o objetivo da oficina e os seus verdadeiros impactos à saúde pública dos municípios. “Entender como funciona o Previne Brasil, o financiamento da Atenção Primária, impacta em uma melhor gestão dos recursos federais e, consequentemente, na qualidade dos serviços que são ofertados para os cidadãos”, pontuou o secretário Raphael Câmara, ao acrescentar a importância da capacitação dos técnicos municipais sobre o modelo de financiamento para que consigam executar o Previne Brasil e receber mais recursos.

O secretário Durval Pedroso falou na abertura do evento e destacou a importância da Atenção Primária para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é uma ação que vem complementar o que Goiânia já tem feito, como, por exemplo, somente no mês passado, inauguramos duas grandes Unidades de Saúde da Família (USFs) que ampliam, em muito, o acesso da população aos serviços oferecidos na Atenção Primária”, comentou o secretário, que lembrou que no mês de novembro uma nova USF será inaugurada em Goiânia.

Ao término das atividades pela manhã de hoje (5), a convite do secretário Durval Pedroso e da secretária-executiva da SMS, Luana Ribeiro, o secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, conheceu a recém-inaugurada USF do Alto do Vale, localizada na região Noroeste da capital, que foi entregue à população no dia 3 de setembro e conta com sete equipes de saúde da família e tem capacidade de atender até 30 mil pessoas.

Mauro Júnio, da editoria de Saúde 

Estratégia de Saúde da Família

goiânia

Oficina Previne Brasil

prefeitura de goiânia

saúdegyn

Secretaria Municipal de Saúde

Cidadão