Goiânia chega ao segundo mês da campanha de vacinação contra a covid-19 com 141.938 doses aplicadas. Os dados são do balanço divulgado nesta quarta-feira (17/3). Com isso, a capital segue entre as que mais aplicam vacinas no país, contemplando profissionais de saúde e idosos de três grupos específicos. Lembrando que os números incluem tanto a primeira aplicação quanto o reforço do imunizante. 

O Plano Estratégico de Vacinação para Goiânia foi apresentado em janeiro, norteando as ações para executar a Campanha Nacional de Vacinação. A estratégia segue orientações do Ministério da Saúde, definindo o público alvo segundo critérios de exposição à infecção, riscos para agravamento e óbito pela doença. Assim, iniciou a aplicação das vacinas pelos trabalhadores da saúde e idosos residentes em instituições de longa permanência. 

A aplicação teve início com 30.160 doses da Coronavac. Ainda em janeiro, uma remessa com 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegou e foi destinada aos trabalhadores que atuam na linha de frente. Até agora, 52.796 pessoas destes dois grupos receberam a primeira dose, enquanto 29.359 já tiveram o reforço da segunda, cuja campanha foi iniciada em 15 de fevereiro.     

Já em fevereiro, mais precisamente no dia 8, a capital recebeu nova remessa com 46.160 doses da Coronavac. Delas, 30.160 foram direcionadas à aplicação da segunda dose nos grupos contemplados em janeiro. Outras 16 mil se destinaram à imunização dos idosos acamados de 60 anos ou mais, além de pessoas com idade a partir de 85 anos. À medida que novos carregamentos chegaram, foi possível ampliar os grupos atendidos. 

Segundo balanço mais recente, 100.949 pessoas receberam a primeira dose, entre trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados a partir de 60 anos e pessoas com 75 anos ou mais. O reforço da segunda dose foi aplicado em 40.989 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos de três grupos (institucionalizados, acamados e a partir de 85 anos). 

Na quarta e quinta-feira (17 e 18/3), idosos a partir de 84 anos recebem a segunda dose da vacina Coronavac. A expectativa é de que 2,5 mil pessoas procurem os postos de vacinação, munidas de comprovantes de aplicação da primeira dose, bem como cópia de documentos pessoais. Importante frisar que a aplicação do reforço nos grupos que receberam a primeira dose do imunizante em janeiro e fevereiro segue em andamento. 

Capacidade técnica

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui Rede de Frio composta por mais de 70 câmaras científicas instaladas em salas de vacinação, além da câmara frigorífica de 69 m³ na sede da Pasta, no Paço Municipal. Cada câmara científica tem capacidade de 430 litros e conserva cerca de 34 mil doses. Isso representa 10 vezes mais do que uma geladeira convencional pode guardar. 

A câmara frigorífica, por sua vez, armazena cerca de 4 milhões de doses, conforme o tamanho do frasco. Monitorado por plantonistas, o equipamento tem gerador de energia em caso de emergência. “Todas as câmaras possuem alarmes sonoros e aviso com ligação telefônica direta nos celulares cadastrados. O objetivo é avisar sobre qualquer parâmetro fora do adequado, como temperatura, fechamento de porta ou quedas de energia”, explica Polyana Braga, gerente de imunização. 

Toda essa estrutura faz com que Goiânia tenha capacidade para receber e distribuir com segurança as doses da vacina contra a covid-19. “Poucas capitais brasileiras possuem uma estrutura semelhante à que temos em Goiânia e isso nos dá uma grande tranquilidade para recebermos as vacinas contra covid-19 sem risco de perda”, afirma o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.  

Luciana Gomides, editoria de Saúde