Ouça a notícia aqui

Com o avanço da vacinação e a queda nos índices de contágio da Covid-19 na capital, a Prefeitura de Goiânia planeja a volta das aulas presenciais da rede municipal. Pensando nisso, a gestão investiu mais de R$5 milhões de reais em manutenção predial e adequações nas estruturas físicas de todas as escolas e CMEIs. Os recursos fazem parte do Escola Viva, programa municipal que prevê a manutenção da rede física das unidades de ensino da rede. Em junho, o prefeito Rogério Cruz e o titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), professor Wellington Bessa, entregaram um cheque simbólico no valor de R$ 5.690.000,00 destinado ao programa.

O prefeito Rogério Cruz afirmou que os recursos vão chegar a 332 unidades de ensino, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. “O nosso objetivo é manter, com este programa, a qualidade da rede física da Rede Municipal de Ensino para que nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos possam aprender em ambientes modernos, acolhedores e seguros”, afirmou. Concomitante a isso, a gestão municipal entrega, desde o início do ano, diversas ampliações com ambientes de rápida implantação nas instituições, o que garante novas vagas à população goianiense.

Os recursos estão sendo utilizados pelos diretores e gestores das unidades para a manutenção periódica da estrutura elétrica, hidráulica, reparos em calhas, telhados e muros, além da pintura predial, explica o secretário Wellington Bessa. “A destinação descentralizada desses recursos garante maior autonomia do Conselho Escolar e permite que os serviços possam ser executados de acordo com as necessidades de cada instituição”, pontua.

Escola Viva

O Programa Permanente de Manutenção dos Prédios Escolares – Escola Viva foi instituído pela Portaria SME nº 172, de 04 de julho de 2017. Trata-se da transferência de recursos financeiros exclusivos, dentro do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (PAFIE), para manutenção das escolas e CMEIs.

Núbia Alves, Adriene Bastos e Thiago Araújo, da Editoria de Educação