Goiânia inova no processo de transparência dos serviços de saúde
Última atualização em 03 julho 2020 às 19h05
Decreto municipal institui Sistema de Monitoramento da Covid-19 e normatiza a obrigatoriedade dos hospitais das redes pública e privada a publicarem dados de suas internações em plataforma digital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

O Decreto Municipal nº 1225 publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (29/06) transforma Goiânia em uma das únicas capitais brasileiras a normatizar a obrigatoriedade dos Hospitais Públicos e Privados a fornecer, diariamente, dados atualizados referentes aos casos de Covid-19 existentes em suas unidades de saúde.
De acordo com o decreto, os hospitais terão sete dias, a partir de sua publicação, para começar a divulgar no site da SMS as seguintes informações: taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria; número de respiradores e monitores disponíveis e em uso, além do número de pacientes internados suspeitos e confirmado com covid-19
“A SMS é a autoridade sanitária local e é nessa condição que ela exige essa transparência de todos os hospitais existentes em Goiânia. Saber a real capacidade do sistema de saúde é fundamental neste momento para o enfrentamento da pandemia na cidade”, explica a Secretária de Saúde, Fátima Mrué.
Superintendente da Regulação da SMS, Andréia Alcântara, esclarece que o Sistema de Monitoramento da Covid-19 faz parte do plano estratégico da SMS para coordenar as ações de combate à doença. A transparência auxiliará o gestor na tomada de decisões, possibilitará a sociedade a exercer seu papel de controle social e também contribuirá com a imprensa que terá dados cada vez mais apurados para levar a população. Isso é inovador em termos de transparência no país”, afirma Andréia
Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde