A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta segunda-feira (12/4) a Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Os grupos atendidos neste momento são crianças de 6 meses de idade até menores de 2 anos, puérperas até 45 dias após o parto e gestantes. Este público deve procurar as salas de vacina das unidades de saúde que não estejam aplicando as doses contra a Covid-19.

Nesta primeira semana também serão vacinados, in loco, aqueles trabalhadores de saúde que atuam em unidades hospitalares de grande porte que internam pacientes com influenza e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Demais trabalhadores da saúde serão vacinados a partir do dia 19 de abril, por meio do agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que, por orientação do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde que estejam recebendo as doses contra a Covid-19 devem priorizar a vacinação contra a doença para que, após 14 dias, recebam a dose contra a influenza.

A influenza é causada pelo vírus H1N1, que caracteriza-se como uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente contagiosa. “É necessário que a população entenda a importância da vacinação contra a doença e também a higiene pessoal, fazendo o uso do álcool em gel para evitar o risco de transmissão, por exemplo. Ainda mais neste momento de pandemia da Covid-19 onde temos que evitar a saturação dos serviços de saúde”, afirma a secretária executiva de Saúde, Luana Ribeiro.

Confira o calendário completo da Campanha de vacinação contra a H1N1:

Crianças de 6 meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas:

12 a 16/04 – Crianças de 6 meses de idade até menores de 2 anos, gestantes e puérperas

19 a 23/04 – Crianças menores de 4 anos, gestantes e puérperas

26 a 30/04 – Crianças menores de 5 anos, gestantes e puérperas

03 a 10/05 – Crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas

Trabalhadores de Saúde:

12 a 16/04 – Trabalhadores de saúde dos hospitais de grande porte que realizam internações para influenza e síndrome respiratória aguda grave. A vacinação será realizada in loco nas próprias unidades hospitalares.

19/04 a 10/05 – Demais trabalhadores de saúde. A vacinação será realizada por agendamento por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas.

A lista de salas de vacinas disponíveis poderá ser encontrada no site da SMS, na aba de serviços ou através do link https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-contra-a-h1n1/

Rafaela Anjos, editoria de Saúde