A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chega ao décimo mês da gestão do prefeito Rogério Cruz priorizando as ações de assistência à população de Goiânia, mesmo que ainda no período de pandemia, e os números comprovam isso. A administração municipal ampliou a oferta de leitos de UTI e enfermaria para assistir os pacientes infectados com o coronavírus e essa quantidade de leitos é muito dinâmica. Hoje a capital conta com 560 leitos exclusivos para tratamento de Covid-19, sendo 285 de UTI, com a taxa de ocupação de 51%, e 275 de enfermaria, com taxa de ocupação de 23%.

A SMS amplia sistematicamente a oferta de testagens ampliadas aos moradores de Goiânia. Além desses testes, que hoje são oferecidos de segunda a sexta-feira em todos os distritos sanitários da capital às pessoas com idade a partir de 5 anos e com a entrega de resultado em no máximo 20 minutos, a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), também realizou uma rodada de testes rápidos à comunidade escolar de Goiânia para auxiliar no retorno às aulas. A segunda rodada de testes teve início na sexta-feira (8/10).

A vacinação está em franco avanço em Goiânia. Até o momento, 1.650.114 doses já foram aplicadas em pessoas com idade acima de 12 anos. Dessas, 976.623 de primeira dose em pessoas com idade acima de 18 anos, o que representa 83,53% da população adulta da cidade. 622.923 de segunda dose ou dose única, equivalente a 53,28% da população adulta. Além de 36.136 doses em adolescentes com idade entre 12 a 17 anos e 14.432 de terceira dose.

Neste período, a população também passou a contar com a ampliação de unidades de saúde e também readequações, como do serviço de urgência de quatro unidades sentinelas para Covid-19 (UPA Doutor Domingos Viggiano, UPA Itaipu, UPA Maria Pires Perillo e UPA João Batista Souza Junior). Nesses locais é desenvolvido o Projeto Respirar, em que o paciente com suspeita faz o teste rápido assim que chega à unidade e se der positivo ele faz vários exames, recebe emprestado um oxímetro para levar pra casa e passa a ser monitorado pelo Telemedicina.

Infraestrutura para a Saúde
A pasta entregou à população o Centro Integrado de Pediatria (Ciped), que passa a oferecer à população infantil atendimento de 11 subespecialidades da pediatria, sendo o primeiro centro público especializado em pediatria do Centro-Oeste.

A Região Noroeste teve a rede de atenção primária fortalecida, com a inauguração de duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs): do Setor Alto do Vale e a do Bairro São Carlos. Cada uma tem capacidade de realizar até 25 mil atendimentos por mês, como na área médica, odontológica entre outros.

Ainda há previsão para o mês de novembro da inauguração da USF do Setor Riviera, localizada na Região Leste de Goiânia, também com capacidade de 25 mil atendimentos por mês.

Investimentos

A Prefeitura de Goiânia aplicou na Saúde, até agosto deste ano, 30% a mais do limite mínimo estipulado pela Constituição Federal. O número faz parte do balanço da gestão municipal que foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (7), durante sessão na Câmara de Vereadores para a prestação de contas do segundo quadrimestre deste ano.

Entre janeiro e agosto de 2021, o município aplicou na Saúde 19% dos R$ 2,56 bilhões total da receita de impostos e transferência constitucionais. O mínimo constitucional estipulado para investir no segmento é de 15% durante o ano. A volume investido na Saúde foi puxado pelo combate à Covid-19 no município.