A Prefeitura de Goiânia inaugurou, na manhã desta terça-feira (24/8), o Centro Integrado de Pediatria do município (Ciped), que já está em funcionamento no Ciams Dr. Domingos Viggiano, localizado no Jardim América. A unidade conta com 9 consultórios médicos e terá 11 subespecialidades da pediatria e é o primeiro centro público especializado em pediatria do Centro-Oeste. O descerramento foi realizado pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, representando o prefeito Rogério Cruz.

No momento, conforme Pedroso, já estão sendo oferecidos atendimento em sete especialidades: neuropediatra, endocrinopediatra, otorrinopediatra, cardiopediatra, nefropediatra, gastropediatra, pneumopediatra e pediatria de alto risco (quando a criança nasce com baixo peso ou alguma doença congênita). O Ciped também oferece atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes com nas especialidades de fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

“Já estamos com o Ciped em pleno funcionamento para atender a todas as crianças de Goiânia que necessitam de atendimentos em subespecialidades em pediatria”, citou o secretário, ao acrescentar que com essa inauguração, a administração municipal mostra mais um avanço da área da Saúde e contempla as estratégias traçadas pelo Plano de Governo do prefeito Rogério Cruz. “Nossa meta é entregar Centros de Especialidades Médicas, sendo esse o primeiro em pediatria”, revelou.

A princípio, serão oferecidas 2,8 mil consultas por mês, mas quando o quadro estiver completo serão 4,4 mil, quantitativo suficiente para atender a demanda de Goiânia, como esclarece o secretário Durval. “Com essa quantidade de vagas vamos conseguir, em pouco tempo, acabar com as demandas por essas especialidades pelo SUS em Goiânia. Será um salto na qualidade do atendimento dispensado às crianças e adolescentes que precisam de tratamento nessas especialidades e que somente o pediatra não consegue resolver”, conclui.

Para a presidente da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), Marise Helena Cardoso Tofoli, com o Ciped, a atenção à saúde das nossas crianças da capital goiana é vista pela gestão municipal com prioridade. “Nós acreditamos em um ponto importantíssimo, que a atenção primária dessas crianças está priorizada, com a capacitação dos pediatras, melhoria no atendimento nas unidades de saúde, bem como emergências pediátricas”, comentou a presidente, ao informar que a SGP está à disposição da SMS para ajudar no que preciso.

A estudante Giovana Nogueira levou o irmão Matheus Nogueira, de 9 anos, para consulta com o otorrinopediatra. Eles haviam buscado atendimento no Centro de Saúde Parque Amazônia, que solicitou o encaminhamento. “Meu irmão está com problema no ouvido e buscamos o profissional para investigação. Gostamos muito do atendimento, pois a médica foi extremamente esclarecedora e saímos daqui satisfeitos com todo o procedimento realizado aqui na unidade de saúde”, avaliou.

Atendimento

Antes do tratamento com um dos especialistas do Ciped, é preciso que as crianças e adolescentes passem primeiro pelo atendimento em uma das unidades da atenção primária, como Centros de Saúde (CSs) e Centros de Saúde da Família (CSF), que solicitam o tratamento especializado pediátrico por meio da Central de Regulação de Goiânia.

Mauro Júnio e Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde