Goiânia alcançou a 25ª posição no ranking nacional de cidades inteligentes, que acaba de ser divulgado em congresso que acontece nos dias 04, 05 e 06 de outubro, em São Paulo, e ganha 11 posições na comparação com 2020. Foi o melhor resultado entre os municípios de Goiás e o terceiro melhor na região Centro-Oeste do Brasil, atrás de Campo Grande e Brasília. Os outros dois goianos que ficaram entre os 100 primeiros foram Anápolis (55º) e Aparecida (95º).

O ranking analisa mais de 900 projetos desenvolvidos em 680 municípios, a partir de 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores. No eixo Saúde, o salto foi da 61ª para 28ª colocação. Fazem parte deste eixo nove indicadores, dos quais dois têm interseção com meio ambiente e um, com mobilidade. Entre os indicadores, há proporção entre leitos e médicos por habitantes, cobertura de atenção primária em saúde, mortalidade infantil e agendamento on-line de consulta na rede pública.

Outros resultados
Em Tecnologia e Inovação, Goiânia foi classificada como a 25ª cidade mais bem ranqueada do Brasil. Esse eixo analisa a implantação de parques tecnológicos, incubadoras, centrais de controle e operação, sistema de iluminação inteligente e atendimento ao cidadão por meio de site ou app, entre outros aplicativos. Goiânia, ficou em primeiro entre os municípios de Goiás, à frente de Anápolis (47º) e Valparaíso (85º).

No eixo da Educação, Goiânia ranqueou na 55ª colocação. Esse eixo é formado por 12 indicadores, dos quais um também faz parte do eixo Tecnologia e Inovação. Analisa-se, por exemplo, a taxa de evasão escolar, a disponibilidade de computadores para alunos, a média de estudantes por turma, a nota no Ideb, a quantidade de professores com ensino superior e a facilidade para se realizar matrícula on-line na rede pública.

No eixo Urbanismo, que analisa leis como Plano Diretor, lei de uso e ocupação do solo, lei de operação urbana e outros aspectos legais de cada município, Goiânia ficou com o 57º melhor resultado entre as 680 cidades. No eixo do meio ambiente, que trata de indicadores como percentual de tratamento de esgoto e extensão da rede de água tratada, alcançou a 93ª posição geral. No eixo Economia, ficou em 97º lugar. Em empreendedorismo, 83º. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal têm cidades na lista das 100 mais inteligentes.

Cinquenta e oito (58) das 100 cidades mais inteligentes e conectadas estão na região Sudeste, sendo 43 delas no Estado de São Paulo. São 23 cidades da Região Sul, nove do Nordeste, sete do Centro-Oeste e duas do Norte.

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia