O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, vai a Brasília na segunda-feira (19/4) em busca de recursos para implantação de benfeitorias na capital. Rogério se encontra com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, para tratar do projeto Cidade Inteligente.

Como o prefeito Rogério tem reafirmado, o objetivo da gestão municipal é colocar em prática as ações e projetos que foram estabelecidos no Plano de Governo apresentado durante o período eleitoral, dentre eles, o Cidade Inteligente, tema principal do encontro na ABDI, que integra o Ministério da Economia.

“O projeto prevê a instalação de equipamentos para coleta de dados e informações da situação em todos os bairros da capital por meio de uma central de operações, para verificar e resolver os problemas”, comenta o prefeito Rogério Cruz. Segundo ele, sensores, câmeras e drones com funcionamento 24 horas por dia permitirão a integração de áreas como trânsito, segurança pública, transporte, saúde entre outras.

Recursos de telemedicina e prontuários eletrônicos nas unidades de saúde e pontos de Wi-Fi em espaços públicos para democratizar o acesso à Internet também fazem parte do projeto, bem como a implantação de fibra ótica para internet e cabeamento subterrâneo em pontos da cidade.

A previsão é que, na oportunidade, seja assinado um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a ABDI para elaboração, em Goiânia, de projetos focados em reconhecimento facial, segurança digital, além de semáforos, luminárias e carros inteligentes.

Vale lembrar que nesta semana foram celebrados os 100 primeiros dias da gestão e o prefeito Rogério Cruz tem frisado que todo o trabalho tem como base o cumprimento do Plano de Governo e, conforme ele, esse período comprova isso. “Estamos trabalhando muito e buscando colocar em prática o que foi planejado desde o início da gestão”, revela.

Mauro Júnio, da diretora de Jornalismo