Neste sábado (20/3) é celebrado o Dia Municipal do Gari, em Goiânia. Em toda cidade são cerca de seis mil profissionais envolvidos nas diversas atividades de limpeza urbana. Na chuva ou no sol eles estão nas vias públicas varrendo, coletando resíduos, fazendo a capina, roçagem, cuidando dos jardins e tantas outras atividades, que deixam a cidade mais limpa e saudável.

No período em que boa parte da população está confinada para se proteger contra o avanço da pandemia da Covid-19, os agentes da limpeza se tornam ainda mais necessários.  “Neste dia do Gari fazemos uma reflexão e pedimos que as pessoas fiquem em casa e reconheçam o trabalho de quem está nas ruas fazendo sua parte para ajudar no combate à doença “, apela presidente da Companhia de Urbanização (Comurg), Aristóteles de Paula.

De acordo com o chefe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Vinícius Borba, o maior problema que os profissionais enfrentam é o fato de algumas pessoas descartarem máscaras e outros objetos como lenços e luvas de qualquer maneira. Ele orienta as pessoas a colocarem os resíduos infectantes em duas embalagens e bem armazenados para minimizar ainda mais o risco de contágio dos garis. Lembra ainda que esse tipo de resíduo não pode ser acondicionando junto com o lixo reciclável.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg, intensificou as ações de enfrentamento ao novo coronavírus em todas as suas unidades de operação para proteger esses trabalhadores. Eles usam máscaras e  todos os demais equipamentos de segurança para evitar a contaminação. Técnicos do Sesmt acompanham os casos de contaminação dos empregados, distribuem itens de limpeza, higiene pessoal e sanitização de ambientes em todos os Pontos de Apoio, além de intensificar a limpeza e higienização de banheiros e ambientes. Os técnicos também orientam e fiscalizam quanto ao cumprimento das medidas sanitárias para enfrentamento a Covid – 19.

Hacksa Oliveira, da editoria de manutenção urbana
Foto: Luciano Magalhães