Goiânia 88 anos: Cidade avança com tecnologia e inovação nos serviços ao cidadão
Última atualização em 20 outubro 2021 às 10h53

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), tem investido na modernização da administração municipal e na melhoria dos serviços prestados aos goianienses. Nos primeiros meses de gestão, diversos serviços passaram a ser acessados facilmente pelos cidadãos através do portal goiania.go.gov.br ou pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.
Entre os novos serviços digitais estão a abertura de processos para Defesa Prévia; Recurso à Jari; Indicação de Real Condutor; Requerimento, Inclusão e Alteração de Cadastro de Atividade Econômica (CAE); cadastramento nos programas sociais Renda Família, Renda Família + Mulher e IPTU Social; além de agendamento de vacinação e de teste referentes à Covid-19.
A Sictec desenvolveu também o Processo Eletrônico Digital, plataforma online de peticionamento e tramitação de processos, que trouxe celeridade, eficiência e economicidade na tramitação digital de processos no âmbito da administração. “Nossa determinação é que todos os esforços levem à modernização da administração municipal, com a prestação de serviços de maneira cada vez mais ágil, assertiva e tecnológica aos cidadãos”, explica o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz
A modernização passa também pela própria gestão municipal, com a elaboração e implementação de melhorias painéis (dashboards), que reúnem informações para subsidiar a elaboração e execução de ações e políticas públicas; desenvolvimento de controle de patrimônio mobiliário digital; e a reativação do vídeo wall no Centro de Controle Integrado do município, permitindo a visualização e monitoramento em tempo real das imagens das câmeras instaladas pela cidade.
Em parceria com as Secretarias de Políticas para as Mulheres (SMPM) e de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), a Sictec promoveu ainda a primeira edição do programa (IN)NovaGyn, que capacitou com ênfase em tecnologia e modelos inovadores de gestão mais de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade.
Editoria de Inovação, Ciência e Tecnologia