Com o objetivo de melhorar a Educação e capacitar crianças e profissionais, a Prefeitura de Goiânia lança, nesta segunda-feira (25/10), o Smart Educação, programa que conta com novos serviços digitais para todos os atores da Secretaria Municipal de Educação (SME): alunos, pais e professores. Durante o evento, 135 escolas receberão kits tecnológicos do Aula Digital, projeto promovido em parceria com a Fundação Telefônica Vivo. 

A solenidade de lançamento será realizada a partir das 8h, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, localizado no Jardim Goiás, e contará com a presença do prefeito Rogério Cruz, da primeira-dama Thelma Cruz, do secretário municipal de Educação, professor Wellington Bessa, e demais autoridades da capital. 

Smart Educação

O Smart Educação é um projeto que tem como objetivo melhorar a estrutura tecnológica das unidades de ensino da capital é integrar conteúdos digitais em um único ambiente virtual: o Conexão Escola. Entre os novos serviços que serão lançados, estão a Midiateca, biblioteca digital com infinitas possibilidades e novos materiais didáticos; o EAD Cloud, plataforma de ensino à distância que vai reforçar o conteúdo repassado em sala de aula; e o Mobile World, espaço para formação dos professores. 

Confira os principais projetos do Smart Educação:

Wi-fi Estudante/Professor: wi-fi gratuito para estudantes e professores no ambiente escolar;  

EAD Cloud (Portal Conexão Escola):  plataforma de ensino a distância disponível para atividades complementares para os alunos; 

Toolbox:  iniciativa que agrupa vários aplicativos avaliados por professores de todo país para melhorar o aprendizado; 

Mobile World (Moodle SME): iniciativa vai garantir o acesso a conteúdos no celular/on-line para completar a formação pedagógica dos professores. 

Projeto Aula Digital: disponibilização de kits tecnológicos para escolas de Goiânia. Os itens já foram enviados para. 35 escolas. Nesta segunda-feira (25/10), os kits serão disponibilizados para outras 135 unidades.

 Biblioteca Virtual (Midiateca):  biblioteca virtual com infinitas possibilidades e materiais didáticos. Livros, tour por museus e jogos educacionais estarão na palma da mãos dos estudantes. 

 Laboratório Maker: implantação de laboratórios de robótica para fomentar a cultura maker nas Escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral. O primeiro laboratório será entregue na próxima quinta-feira (28), na Escola Municipal Alice Coutinho. 

Mais informações: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ 

Núbia Alves e Thiago Araújo, da Editoria de Educação