A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta terça-feira (15/02), às 9h, a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O encontro reúne representantes de instituições e movimentos raciais com o objetivo debater temáticas raciais da cidade e os aspectos que englobam o racismo. A Conferência será de forma virtual, por meio da plataforma Zoom.

A conferência municipal de 2022 tem como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”. Durante a reunião, será avaliado o andamento das propostas construídas durante as III e IV Conferências Municipais.

O Prefeito Rogério Cruz ressalta a importância de debater e promover o respeito, a proteção e a concretização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais da população afrodescendente, dos povos indígenas e dos povos ciganos. “É com muita alegria e responsabilidade que Goiânia realiza a 5° Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Sabemos que o diálogo aberto entre as entidades e a sociedade civil é o caminho para a construção de uma cidade sem racismo e com dignidade para todas as pessoas”, afirma o prefeito da capital.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Cristina Lopes, reforça que a participação das entidades é fundamental para a construção de uma cidade mais igualitária. “A promoção da igualdade racial não está desvinculada de todas as demais ações que hoje contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país. A ação indutora do poder público é imprescindível para a conquista da cidadania plena pelos grupos que vivem discriminação do ponto de vista racial e étnico”, pontua a secretária.

“Goiânia é uma cidade que está atenta à questão racial, no entanto, precisamos centrar esforços na criação de políticas públicas pautadas no diálogo e na realidade dos grupos étnicos que aqui vivem. A Conferência, juntamente com o tema de Enfrentamento ao Racismo, é o momento ideal para isso”, defende o superintendente municipal de Igualdade Racial, Domingos Barbosa,.

As inscrições para o evento podem ser realizadas aqui. Os participantes receberão certificados, emitidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA).

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas – Prefeitura de Goiânia