A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), tem investido na qualidade de vida e bem-estar dos goianienses. Durante os 22 meses de gestão, o prefeito Rogério Cruz inaugurou cinco parques públicos. São eles: Parque Buritis Sebastião Júlio Aguiar; duas etapas do Parques Leonardo Peixoto; Antônio Wagno Codó (Parque das Flores), que leva o nome de um servidor vítima de Covid-19, segunda etapa do Sargento David Luiz (Vera Cruz II), e o Parque Rio Jordão.

Ecopontos
Rogério Cruz também inaugurou dois ecopontos, espaços para a população descartar resíduos como entulho. A estrutura permite reduzir o número de descarte irregular em logradouro público e terrenos baldios. São eles: Ecoponto Campos Dourados (inaugurado em agosto de 2021), e o Ecoponto Jardim São José (inaugurado em abril de 2021).

Pet Place
A Amma entregou, na atual gestão, oito pet places, que estão presentes nos seguintes parques municipais: Leolídio di Ramos Caiado, Flamboyant, Vaca Brava, Cascavel, Carmo Bernardes e Sabiá. “O objetivo é instalar novos espaços para os pets em outros parques. Essa é uma marca do prefeito Rogério Cruz, que possui um olhar atento ao bem-estar animal”, afirma o presidente da Amma, Luan Alves.

Trilhas
Para garantir o bem-estar do cidadão e o contato com a natureza, a prefeitura também inaugurou a Trilha Chica Machado, que liga o Núcleo Socioambiental ao Parque Bernardo Élis, bem como a Trilha Ecológica Caminho do Jequitibá, que passa por nascentes que abastecem o Córrego Botafogo. Além disso, a gestão reestruturou a Trilha Jatobá, e revitalizou o Parque Rio Jordão.

Orquidário
Goiânia ganhou um orquidário, localizado no Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, que conta com 60 espécies variadas, desde junho. A entrega foi realizada pelo prefeito Rogério Cruz, em parceria com o Sistema OCB/GO.

Plantios
Nos dois anos de gestão, a Amma Goiânia realizou o plantio de mais de 125.837 mudas de árvores. Destas, 60 mil mudas foram plantadas em novembro de 2021, em ação do ArborizaGyn no Residencial Três Marias, Parque Macambira e Parque Cascavel. “Em novembro deste ano teremos mais uma edição do ArborizaGyn, e o objetivo é ampliar esse plantio”, conta Luan Alves.
 
Disque-Árvore
Ainda nos primeiros meses de gestão, em junho de 2021, Rogério Cruz e Luan Alves lançaram o Programa Disque-Árvore, que este ano atingiu a marca de 5.848 mudas plantadas na porta das casas de moradores da capital. “Esse programa foi lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, garantindo ações eficientes de preservação do meio ambiente e arborização urbana”, reforça Rogério Cruz.

A solicitação pelo Disque-Árvore é feita via WhatsApp (62) 99639-7495. O cidadão responde formulário do Google, envia dados pessoais e fotos da calçada. Os técnicos da Amma avaliam as condições do local, e indicam a melhor espécie que será plantada pela Amma na calçada do morador.

Fotos: Secom

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia