A gestão do prefeito Rogério Cruz implementou, ao longo de dois anos, o maior programa de incentivo ao esporte na história de Goiânia. Somente com a retomada esportiva foram mais de 100 eventos, em 2022.

Ao assumir a gestão municipal, em janeiro de 2021, o prefeito Rogério Cruz recriou a Secretaria Municipal do Esportes, dentro de um trabalho de planejamento e elaboração de projetos realizados ainda dentro do ano. De outra parte, com adaptações, projetou novos projetos para 2022.

“Avançamos em novas ações e programas, alcançamos parcerias com instituições públicas e privadas, confederações e federações, o que impulsionou os esportes, em Goiânia”, destaca o prefeito.

No início de 2022, a administração municipal trouxe, ao conhecimento público, o calendário que projetou a realização de mais de 100 eventos em 2022, alcançando diversas modalidades.

As ações da Secretaria de Esportes atendem às exigências do esporte e paradesporto, que antes não tinham a atenção necessária e fundamental para tornar a cidade a capital dos esportes, e levar mais saúde ao cidadão por meio do esporte.

População ativa
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, Goiânia se tornou, em 2022, a capital brasileira com mais adultos fisicamente ativos, e isso se deve ao aumento da oferta de atividades esportivas e paradeportivas em núcleos e ações realizadas pela prefeitura.

De acordo com a pesquisa, apenas 12% das pessoas acima de 18 anos não praticaram qualquer exercício nos últimos três meses que antecederam o levantamento. Ainda segundo o levantamento, 41,3% dos goianienses fazem pelo menos 2h30 de atividades físicas moderadas por semana no tempo livre.

Esporte nos Bairros
Evento coordenado pela Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp) alcança moradores de todas as idades, em diferentes regiões da capital, com atividades esportivas gratuitas, e acompanhamento de professores especializados.

O programa oferece, entre outras modalidades, ginástica funcional, futsal, basquete, vôlei de quadra, tênis, natação, futebol soçaite, futebol, treinamento funcional (zumba), caminhada, pilates e jogos pré-desportivos

Núcleos esportivos
São oito núcleos que atendem oito bairros e suas microrregiões, que ficam localizados no Setor Faiçalville, Residencial Aquários, Jardim Guanabara II, Vila Osvaldo Rosa, Jardim das Aroeiras, Conjunto Riviera, Jardins do Cerrado III, Vila Finsocial.

Incentivo ao paradesporto
Goiânia dá atenção especial ao paradesporto, após a recriação da pasta, na gestão Rogério Cruz. É a primeira vez que a secretaria conta com uma diretoria de paradesporto, que valoriza os atletas da categoria e promove inclusão de crianças com deficiência.

Festival Paralímpico
A capital recebeu o Festival Paralímpico Loterias Caixa, no mês de setembro deste ano. O evento contou com a participação de 400 crianças com deficiência física da rede municipal, estadual e particular de ensino. A ação, em parceria com o Estado e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi realizada no Centro de Excelência do Esporte, localizado na Avenida Oeste, Setor Aeroporto.

Centro de Referência Paralímpico
Outra conquista na área paradesportiva da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esporte (Semesp), em 2022, foi o lançamento do Centro de Referência Paralímpico.

O núcleo é resultado de parceria entre a prefeitura, Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto, e atende crianças e adolescentes com idade entre 07 e 17 anos, matriculados nas redes municipal, estadual e privada de ensino da Região Metropolitana.

Fórmula 200
Com parcerias com entidades, federações e organizações, o ano de 2022 tem um extenso calendário de competições esportivas em diversas modalidades, e alcança atletas amadores e profissionais.

A prefeitura trouxe de volta à Goiânia, depois de 10 anos, a Fórmula 200, que aconteceu em várias etapas nas ruas da capital. O regulamento do Campeonato Goiano de 2022 da categoria destinou premiação total de mais de R$ 100 mil.

Jogos eletrônicos
A capital ganhou destaque com competições de jogos eletrônicos, como a Copa Goiânia de E-Sports, com inscrições gratuitas, e que em 2022, contou com seis modalidades: League of Legends, Fifa 22, Free Fire, CSGO, Valorant e Dota. Ao todo, foram cinco fases até a grande final, realizada em novembro.

Copa Master de Futebol
A Copa Master de Futebol levou aos torcedores da capital grandes nomes do passado. O torneio, apoiado pela Prefeitura de Goiânia e idealizado pela Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), teve início no dia 24 de outubro, no aniversário de Goiânia, no Estádio Olímpico, no Centro da cidade. Contou com a participação do Atlético, Goiânia, Goiás e Vila Nova.

Taça das Favelas
Com apoio da prefeitura de Goiânia, foi realizada a Taça das Favelas Goiás 2022. A competição, considerada como o maior campeonato de futebol do mundo entre periferias, no masculino e feminino, contou com 282 comunidades pré-inscritas, foi disputada por 82 equipes, e terminou com quatro seleções de comunidades representantes da capital.

A equipe feminina do Gentil Meirelles sagrou-se campeã do torneio. Já o time campeão masculino foi o do Setor Orlando de Moraes.

O prefeito Rogério Cruz recebeu, no dia 29 de novembro, a seleção goiana masculina que foi vice-campeã no maior campeonato entre comunidades do mundo, a Taça das Favelas Nacional 2022. A Prefeitura de Goiânia deu apoio financeiro às equipes feminina e masculina formadas por moradores de comunidades vulneráveis de Goiânia e da Região Metropolitana da capital.

Jogos universitários
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (Seesp), recebeu os Jogos Brasileiros Universitários de Futebol (JUBs Futebol) 2022.

A competição, organizada pela Confederação de Desporto Universitário (CBDU), reuniu 16 equipes de oito estados mais o Distrito Federal. O torneio foi disputado no mês de maio, com jogos no Estádio Olímpico, na Rua 74, Centro.

Circuito de rua
As corridas de rua fizeram a festa dos goianienses, com várias competições, como o Circuito 5k, Meia Maratona Internacional de Goiás, Meia Maratona de Goiânia, Circuito Junino, Corrida Verde e Circuito dos Parques.

Já o ciclismo teve várias competições, como a disputa do Campeonato Goiano BMX Freestyle, desafio CCO de Mountan Bike, Ciclismo de estrada e o Campeonato Goiano de Downhill, no Morro do Mendanha.

Fotos: Secom

Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp) – Prefeitura de Goiânia