A decisão do prefeito Rogério Cruz de recriar, no início do mandato, uma secretaria para tratar de políticas voltadas ao esporte e ao paradesporto traz resultados positivos. O objetivo de colocar Goiânia em destaque no cenário nacional está sendo alcançado. No início de 2022, já com a pandemia da Covid-19 sob controle, por conta do avanço da vacinação, ele anunciou a retomada na capital, um calendário com mais de 100 eventos.

“Seremos a capital dos esportes”, disse o prefeito Rogério Cruz, em discurso, em março de 2022, quando do lançamento do pacote esportivo, previsão que vem se cumprindo diante do número de eventos, a exemplo da Taça das Favelas, Copa Goiânia E-Sports, Copa Master de Futebol e Meia Maratona Internacional. “É um ano importante para o esporte em Goiânia. A capital é destaque no cenário nacional”, completou.

Pelo calendário, estão relacionados, para dezembro, Premiação dos Melhores do Ano – Futsal Goiás, Meeting Atletismo Inclusivo, Rua dos Esportes e 4ª Meia Maratona Internacional de Goiás.

Esporte nos Bairros
Um ano após o lançamento do Programa Esporte nos Bairros, pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), o evento alcança moradores de todas as idades, em diferentes regiões da capital. Atividade leva à comunidade esporte gratuito com acompanhamento de professores para crianças, jovens, adultos e idosos. As ações vão desde a iniciação esportiva para crianças e jovens, a exercícios de bem-estar para adultos e idosos.

O programa oferece ginástica funcional, futsal, basquete, vôlei de quadra, tênis, natação, futebol soçaite, futebol, treinamento funcional (zumba), caminhada, pilates, esportes livres, taekwondo, jogos pré-desportivos e paradesporto com parabadminton. São oito núcleos que atendem oito bairros e suas microrregiões, que ficam localizados no Setor Faiçalville, Residencial Aquários, Jardim Guanabara II, Vila Osvaldo Rosa, Jardim das Aroeiras, Conjunto Riviera, Jardins do Cerrado III, Vila Finsocial.

Para o secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre, os resultados obtidos nesse período superam a expectativa da prefeitura. “Confesso que estou orgulhoso com todo o trabalho plantado até aqui. A nossa projeção é atender sempre mais pessoas em todos os locais de aulas. Posso dizer que, de fato, o esporte em Goiânia voltou com tudo”, afirma.

Fórmula 200
A prefeitura trouxe de volta à Goiânia, depois de 10 anos, a Fórmula 200, que aconteceu em várias etapas nas ruas da capital. O regulamento do Campeonato Goiano de 2022, da categoria, destinou premiação total de mais de R$ 100 mil.

Outra competição que destaca a capital nos games eletrônicos é a Copa Goiânia de E-Sports, com inscrições gratuitas, e que em 2022 conta com seis modalidades: League of Legends, Fifa 22, Free Fire, CSGO, Valorant e Dota. Ao todo, serão cinco fases até a grande final, em novembro, quando os finalistas de cada categoria se reúnem para realizar a finalíssima. Em cada etapa, que vêm sendo realizadas em shoppings da capital, são disponibilizadas arenas gamers com jogos gratuitos para o público.

A Copa Master de futebol levou aos torcedores da capital grandes nomes do passado do futebol. O torneio, apoiado pela Prefeitura de Goiânia, e idealizado pela Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), teve início dia 24 de outubro, no aniversário de Goiânia, no Estádio Olímpico, no Centro da cidade.

A copa teve a participação do Atlético, Goiânia, Goiás e Vila Nova, que são as quatro principais equipes de futebol da capital, com ex-atletas que estiveram em campo para defender as cores de cada time. O Goiás, mais uma vez, levou o campeonato fazendo a final diante do Vila Nova, conquistando seu bicampeonato.

As corridas de rua, muito prestigiadas pela população, ganharam destaque em 2022, com várias provas realizadas. Circuito 5k, Meia Maratona Internacional de Goiás, Meia Maratona de Goiânia, Circuito Junino, Corrida Verde e Circuito dos Parques, foram algumas das corridas de ruas que movimentaram o ano até aqui, tendo levado aos atletas oportunidade de diversão e competição através da modalidade.

Apoio ao paradesporto
Goiânia tem dado atenção especial para o paradesporto, com a recriação da pasta de esportes na gestão Rogério Cruz. O secretário Álvaro Alexandre destaca que, desde a recriação da pasta pelo prefeito Rogério Cruz, é a primeira vez que existe uma diretoria de Paradesporto, “o que valoriza os atletas da categoria e promove inclusão de crianças com deficiência”.

Repetindo o sucesso de 2021, a capital recebeu mais uma vez o Festival Paralímpico Loterias Caixa, no mês de setembro. O evento contou com a participação de 400 crianças com deficiência física da rede municipal, estadual e particular de ensino. A ação, em parceria com o Estado e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi realizada no Centro de Excelência do Esporte, localizado na Avenida Oeste, Setor Aeroporto.

O festival é alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e é organizado sob as diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio das Loterias Caixa. Objetivo é conscientizar sobre a importância da inclusão, interação e integração de pessoas com deficiência na sociedade, bem como no esporte.

No local, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar modalidades paralímpicas de atletismo (campo e pista), tocha paralímpica, parabadminton e tênis de mesa. A programação contou, ainda, com equipe de lazer, lanche e palestras com psicólogos e advogados, sobre pessoas com deficiência e prática esportiva inclusiva.

Álvaro Alexandre ressalta que o festival é importante, porque oferece oportunidade para as crianças se iniciarem no esporte, e proporciona a inclusão. “Além disso, podemos conhecer os possíveis futuros campeões”, observa. “Hoje, Goiânia começa a despontar no cenário do paradesporto nacional, pois temos buscado apoio, com diálogos diretamente com a Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério da Cidadania”, completa.

Outra conquista para a área paradesportiva, na gestão Rogério Cruz, em 2022, foi o lançamento do Centro de Referência Paralímpico. O núcleo é resultado de parceria entre a prefeitura, Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto, e atende crianças e adolescentes com idade entre 07 e 17 anos, matriculados nas redes municipal, estadual e privada de ensino da Região Metropolitana.

Parceria
O Centro de Referência Paralímpico oferece, gratuitamente, cursos em sete modalidades paradesportivas: natação, atletismo, goalball, futebol de cegos, parabadminton, tênis de mesa e judô. As atividades são executadas em seis entidades da capital, tendo já atletas disputando torneios nacionais nas modalidades judô e parabdminton.

“É uma satisfação muito grande dar oportunidade para os atletas paralímpicos e para crianças que querem ingressar no esporte. Quem sabe, até um dia, representar nosso país e também Goiânia em uma Paralímpiada”, projeta o titular da Smesp.

Álvaro Guimarães destaca, também, parcerias com o poder privado e faculdades, para atender mais pessoas e garantir oferta de mais modalidades. “Buscamos sempre ampliar nossas modalidades oferecidas e aumentar a quantidade de núcleos. Para isso, parcerias com faculdades e poder privado são muito importante. Estamos fechando parceria com uma instituição de ensino superior, e em breve, mais novidades positivas vão aparecer para o bem da nossa população”, informa.

As inscrições para participar das aulas nas modalidades podem ser feitas pelo site: https://forms.gle/hWnF8DGqTW9KhxWK6.

Modalidades e locais de aulas

Modalidades: Natação e Atletismo
Local: Faculdade de Educação Física e Dança – FEFD/UFG.
Endereço: Avenida Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO

Modalidade: GoalBall
Local: Seceg – Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Vila Nova)
Endereço: Rua A, 832, esquina com Avenida Anhanguera, 210 – Setor Leste Vila Nova, Goiânia – GO

Modalidades: Futebol de Cegos e Parabadminton
Local: Associação dos Surdos de Goiânia.
Endereço: Rua A 801, Chácara VI, S/N – Osvaldo Rosa, Goiânia – GO

Modalidade: Tênis de Mesa
Local: FacUnicamps – Faculdade Unida de Campinas.
Endereço: Rua 210, 386 – Setor Coimbra, Goiânia – GO

Modalidade: Judô
Local: CAP/Cebrav
Endereço: Rua 134, 235 – Setor Oeste, Goiânia – GO

Modalidade: Tênis de Mesa
Local: Adfego – Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás
Endereço: Avenida Independência, 3026 – Setor Leste Vila Nova, Goiânia – GO

Retomada esportiva de Goiânia em 2022
https://www.goiania.go.gov.br/rogerio-cruz-anuncia-retomada-esportiva-com-calendario-que-projeta-mais-de-100-eventos-em-2022/

Foto: SMESP

Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp) – Prefeitura de Goiânia