Gestão eficiente permitiu equacionamento das contas do IMAS e melhorou atendimento
Última atualização em 18 dezembro 2020 às 16h19
Medidas implementadas na gestão do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia – IMAS culminaram com melhorias significativas na gestão operacional e administrativa do Instituto, conseguindo resultados satisfatórios e obtendo o resgate da credibilidade do Plano de Saúde junto a usuários, profissionais e empresas credenciadas

Com cerca de 82 mil usuários, o Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia – IMAS é considerado o terceiro maior plano de saúde do Estado de Goiás. Na atual gestão do prefeito Iris Rezende, o instituto, através de uma administração voltada para o resgate da credibilidade da instituição, conseguiu resultados satisfatórios, que permitiram o equilíbrio das contas, condição primeira para a boa prestação dos serviços propostos aos seus usuários.
O equacionamento das contas foi possível, sobretudo, pela melhoria no sistema de gestão, o que proporcionou uma cobrança efetiva dos valores devidos pelos usuários. Medidas de boa governança, como a adequação dos limites mensais de faturamento dos prestadores à receita do Instituto, foram fundamentais para manter o equilíbrio entre receitas e despesas do IMAS.
A comunicação do usuário com o instituto era apenas presencialmente. Na atual gestão, segundo o presidente José Alício de Mesquita, as informações financeiras dos usuários passaram também a ser disponibilizadas pela Internet, por meio do Portal do Beneficiário do IMAS e no aplicativo para Smartphone, o que permitiu ao usuário ter acesso a extrato financeiro, emissão de documentos para pagamento, extrato de utilização, sem necessidade de se dirigir à sede do Instituto.
A entrega das faturas, que anteriormente era realizada por meio físico, passou a ser disponibilizada de forma digital. A fatura digital eliminou os processos físicos, com a integração dos sistemas de protocolo e análise de faturas. Outro ponto que merece destaque, foi a elegibilidade (validação) do beneficiário no ato da emissão da guia, com o envio de mensagem para o celular ou confirmação de dados cadastrais, com o objetivo de evitar fraudes na utilização dos serviços.
José Alício também comemora o cumprimento da previsão contratual para pagamento dos prestadores, o que tem contribuído para o resgate da credibilidade do instituto junto aos profissionais credenciados e também junto aos usuários, que encontram atendimento nas diversas especialidades sempre que precisam.
“O Instituto estava com atrasos no pagamento dos prestadores de serviços. Neste quadriênio ocorreu a redução do prazo de pagamento das faturas apresentadas pelos prestadores de serviço, cumprindo a previsão contratual, que é de no máximo 70 dias”, frisa.
A excelência na administração do IMAS permitiu que fosse viabilizado o parcelamento de débitos dos usuários do instituto em até seis vezes para despesas relacionadas à Odontologia e 12 vezes para mensalidades e demais despesas relacionadas à área médica. Um novo convênio firmado com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) permitiu o acesso ao plano de saúde para mais de cinco mil usuários, entre titulares, dependentes e agregados, incluindo nas novas cláusulas a possibilidade de acesso à acomodação apartamento.
“Mesmo diante do cenário da pandemia do novo Coronavírus, não existiu nenhuma paralisação na prestação dos serviços e atendimento ao público, pelo contrário, seguimos todas as orientações recomendadas pelo Ministério Público do Trabalho, com o processo de inspeção sendo arquivado com elogios às providências adotadas pelo órgão”, comemora Mesquita.
Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo