Duas servidoras da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Janaina Cavalcante Cotrin, de 34 anos, e Eliane Evangelista Dourado, de 45 anos, vêm conquistando seguidores nas redes sociais ao compartilharem vídeos engraçados que mostram a realidade do dia a dia das trabalhadoras.

Janaina é formada em gestão pública e há 16 trabalha na limpeza pública da cidade. Atualmente está lotada na Gerência de Transporte, e aproveita os intervalos para produzir vídeos e brincar com os colegas de trabalho. Suas contas no Instagram, Facebook, Likee, Kwai e TikTok somam mais de 25 mil seguidores com publicações com mais de 300 mil visualizações.

Eliane também trabalha na Comurg há 16 anos, ela integra a equipe de varrição do Residencial Capuava. A soma de seguidores na internet chega aos cinco mil. Uma de suas últimas postagens no TikTok retratando brincadeira sobre sua profissão alcançou mais de 200 mil visualizações.

Além de compartilhar a mesma profissão, ambas intensificaram a presença nas redes a partir de 2020, levando aos seguidores, alegria, diversão e sobretudo visibilidade às mulheres que vestem o uniforme de gari.

Janaína e Eliane aproveitam o tempo livre no trabalho e em casa para produzir vídeos classificados como trends (tendências do momento) nas redes sociais. Acostumadas com as plataformas, elas demonstram conhecimento e habilidades para lidar com a criação e edição dos conteúdos. Nas redes é possível encontrá-las: @janaina.cotrin e @elianedourado0.

“Usar o uniforme de gari é uma questão de orgulho. As pessoas precisam descobrir que vestidos com o uniforme existem pessoas antenadas às novas tecnologias e comunicação”, comentou Eliane.. Segundo ela, as postagens com dancinhas usando o uniforme de gari viralizam e atraem a atenção de mais seguidores.
Janaina Cotrin declara que ama compartilhar a vida pelas redes sociais: “Estou sempre atenta às novas trends. As danças me libertam e preenchem minha mente”, frisa.

Colegas de profissão, Eliane e Janaina integram ainda o coral “Vozes da Comurg”. Em todos os encontros, aproveitam para atualizar o conteúdo e disponibilizá-los nas redes.

Para o presidente da Companhia, Alisson Borges, a rede social é uma forma democrática que possibilita expressar talentos, emoções, pensamentos e fatos cotidianos. A iniciativa das colaboradoras valoriza as atividades desempenhadas pelos profissionais da limpeza urbana. “É gratificante ver que elas levam descontração aos seguidores”, frisou.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Secom) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia