Vestido com beca de formatura e boné de gari, o futuro enfermeiro Kawê Guilhermy Andrade, de 23 anos, chamou atenção nas redes sociais com as fotos que fez para o ensaio de formatura. Kawê fez uma homenagem à mãe, Andréa dos Santos Andrade, de 43 anos, trabalhadora da limpeza pública da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). “Sou filho de uma gari que muitas vezes tirou de si para me dar”, afirmou o rapaz, na legenda das fotos.

Kawê substituiu o capelo de formatura pelo boné laranja, utilizado pela mãe gari no trabalho diário. “O meu esforço não chega nem aos pés do que ela passa todos os dias. Hoje tenho orgulho em colocar esse boné e dizer que sim, sou filho de uma gari”, disse o rapaz. A postagem foi feita pelas redes sociais do jovem, e recebeu mensagens de carinho. A solenidade de formatura acontece em agosto, e ele pretende repetir o gesto.

A gari Andréa conta que concilia a rotina da varrição das ruas da cidade com os cuidados com a casa e os filhos. Sem ter tido oportunidade de estudar na juventude, ela foi a maior incentivadora do filho, durante toda a vida escolar. Ela lembra que o filho sempre estudou em escola pública, e que foi aprovado no vestibular da FacUnicamps com uma bolsa de 100%, por meio do ProUni (Programa Universidade Para Todos).

“Ver o filho formado é o sonho de qualquer mãe, ainda mais quando trabalhamos debaixo do sol e chuva para conseguir ajudar a comprar livros, cadernos, e ainda não deixar faltar mantimento em casa”, comenta Andréa.

Gari recebe homenagem do filho em ensaio fotográfico de formatura em reconhecimento e valorização da profissão de quem trabalha na limpeza das ruas de Goiânia | Fotos: Francis Maia

O filho comemora a vitória e afirma que falta respeito da sociedade com os garis. “Muitas vezes ouço desabafos dela [Andréa] se sentindo invisível aos olhos da sociedade, de ser considerada “catadora de lixo”. São situações bem humilhantes e que ninguém gostaria de passar, eu só quero mostrar que tenho orgulho de tudo que ela faz”, conta.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, elogiou a iniciativa do jovem, reafirmando que toda profissão é digna e merece respeito, principalmente quando é exercida com amor, como no caso da colaboradora Andréa. “O gesto do Kawê só comprova a educação de qualidade que recebeu ao longo da vida, além do amor e respeito à mãe e às pessoas que trabalham na limpeza de Goiânia”, disse

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia