Gari com deficiência visual participa, pela primeira vez, de passeio ciclístico inclusivo em Goiânia, neste domingo (26/02)
Última atualização em 25 fevereiro 2023 às 13h16
Rogério Gomes da Silva se inscreveu no evento “Na Bike com Deficiente Visual”. Ação será no Parque Areião, às 8h30. “Estou ansioso para sentir novamente a sensação de andar de bicicleta pelas ruas

Sem enxergar há seis anos, o gari Rogério Gomes da Silva, de 41 anos, participa, pela primeira vez, de um passeio ciclístico, neste domingo (26/02), em Goiânia. A experiência acontece durante o evento “Bike com Deficiente Visual (NBDV)”, que organiza periodicamente pedal inclusivo. Ação será no Parque Areião, às 8h30.
“Estou ansioso para sentir novamente a sensação de andar de bicicleta pelas ruas”, diz Rogério. Ele teve glaucoma congênito e, desde os 13 anos de idade, perde a visão gradativamente.
Funcionário da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) há 17 anos, o gari encontrou forças no trabalho para superar os desafios e se adaptar a uma realidade da qual não podia fugir. “Eu escolhi trabalhar e viver sempre com alegria”, ensina.
Rogerinho, como é conhecido no Viveiro Redenção, onde trabalha, diz que, antes de perder a visão, pedalar era uma de suas atividades favoritas. “De vez em quando, pego a bicicleta do meu colega e dois amigos ficam fazendo barulho em dois pontos distintos para servir como guia. Dou uma volta só para relembrar como era”, relata.
A experiência de participar do evento desperta grande expectativa no gari. Isso porque ele vai fazer o trajeto em uma bicicleta adaptada Tandem, que possui dois assentos. Uma pessoa com visão normal vai pedalando na frente e conduzindo, enquanto o deficiente visual pedala no banco de trás, em segurança, mas com a mesma sensação de sentir o vento e fazer o exercício. Além disso, durante o trajeto, os condutores descrevem pontos turísticos da cidade que estão na rota.
Inspiração
A força de vontade e alegria de Rogério são conhecidas na Comurg. Mesmo com a deficiência visual, trabalha diariamente e, neste ano, comemora a formatura no curso de Pedagogia. “Eu comecei a estudar por incentivo de um amigo, também deficiente, que é professor e todos os dias percorre quase dois quilômetros do Viveiro até a faculdade. Às vezes,nem acredito que já estou prestes a me formar”, diz.
Evento ciclístico
Neste domingo (26/02), os condutores voluntários e deficientes visuais vão se concentrar no Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico, às 8h30, e pedalar até ao Parque Anhanguera, com parada para alimentação e hidratação. Depois, os ciclistas retornam ao ponto de partida.
Desde a criação, em 2016, o grupo tem se fortalecido, realizando pedais inclusivos mensalmente.