A Prefeitura de Goiânia, por meio da Frente de Ações Urbanas, realiza roçagem, limpeza e remoção de lixo nos córregos Caveirinha, no Setor Santos Dumont, e Botafogo, no Setor Leste Universitário, nesta quinta-feira (16/03). A expectativa é de que sejam removidos 500 quilos de resíduos dos mananciais durante o período de 24 horas.

Segundo o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, o reforço na limpeza dos mananciais, nascentes e córregos é uma determinação da gestão atual e faz parte do cronograma da Frente de Ações Urbanas. “Intensificamos o plano de ação com objetivo de evitar o acúmulo de resíduos e lixo doméstico nos canais de água. É uma atividade que, além de inibir a proliferação de insetos e roedores, contribui para deixar o local mais limpo, evitando possíveis alagamentos”, afirma.

A frente de limpeza atua com roçagem e asseio pelo córrego Cascavel, em um trecho margeado do Setor Sudoeste, e no córrego Capim Puba, no Setor dos Funcionários. Outra equipe finaliza a remoção de lixo, também no Cascavel, nas imediações do Jardim América, e, ainda, em parte do Anicuns, no trajeto que corta o Setor Progresso.

Na programação de sexta-feira (17/03), a limpeza diurna passa pelo córrego Caveirinha, no Setor Santos Dumont, enquanto uma equipe noturna remove entulhos do Botafogo, nas imediações do Setor Leste Universitário.

No sábado (18/03), servidores da Comurg vão realizar ação de limpeza nos córregos Anicuns, na Vila São Paulo, e Cascavel, na Vila Aurora.

Por fim, no domingo (19/03), a operação faz varredura em trechos do Anicuns, nas imediações da Vila João Vaz. Ainda, no período da noite, a equipe limpa o córrego Botafogo, nas proximidades do Setor Central.

Reforço na limpeza

A Frente de Ações Urbanas teve início na última segunda-feira (13/03), e mantém, simultaneamente, serviços de remoção, roçagem e limpeza, coleta, varrição, seletiva e pintura de meio-fio nas cinco regiões da cidade.

A operação de limpeza conta com 17 pás mecânicas, 65 caminhões carroceria, truck e toco, um caminhão pipa, 39 tratores, quatro retroescavadeiras grandes, três escavadeiras pequenas, 20 caminhões baús e um poliguindaste.

São usadas também duas escavadeiras destocadoras para retirar troncos de árvores, além de 24 vans com carretinhas na remoção, pintura, roçagem, varrição e coleta seletiva.

Para melhorar a logística e fluxo de materiais mais urgentes, 16 veículos pequenos com carrocerias, um veículo furgão e três motocicletas dão suporte técnico à equipe operacional. Há ainda à disposição um ônibus urbano para gerenciamento de pessoal, a fim de dinamizar a realização das atividades.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia