A Central de Fiscalização da Covid-19, divulgou na manhã desta sexta-feira (29/05), o balanço da ação realizada nos setores Jardim América e Nova Suíça. O objetivo foi garantir o cumprimento dos protocolos de segurança a serem obedecidos pelos estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar e abrir de acordo com o Decreto Estadual 9.653, quanto o Decreto Municipal 951, que estabelece a obrigatoriedade do escalonamento de horários de funcionamento do comércio, indústria e serviços essenciais em Goiânia durante o período da pandemia da Covid-19.

Durante a fiscalização, foram realizadas 869 visitas ou abordagens. Dos estabelecimentos comerciais fechados pela fiscalização, 67 não estavam cumprindo os protocolos, 34 descumpriam o escalonamento de horários de funcionamento e 22 porque não estavam autorizados a abrir. No total foram emitidas 215 notificações/intimações por descumprimento de outros protocolos como uso de máscara, álcool gel, distanciamento e outros. Nove estabelecimentos foram autuados.

A Central registrou ainda que 163 locais estavam funcionando dentro dos protocolos exigidos e não tinham irregularidades.

De acordo com o último Informe Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o Jardim América tem 46 casos confirmados de Covid-19 e o setor Nova Suíça oito.

Adriana Moraes, da editoria de Saúde