O Festival de Ópera de Goiânia, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresenta concerto em celebração ao Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. O Coro Sinfônico e a Orquestra Sinfônica de Goiânia prepararam o espetáculo “Elixir do Amor”. Serão duas apresentações no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na sexta-feira (10/06), às 20h, e outra no domingo (12/06), às 11h.

A ópera “O Elixir do Amor”, com música do compositor italiano Gaetano Donizetti e libreto de Felice Romani, é uma produção cômica que estreou em 1832, e percorreu várias cidades da Europa no século XIX. É a ópera mais popular de Donizetti, um dos mais importantes compositores do romantismo italiano, presente nas programações dos teatros de ópera em todo o mundo.

A realização do concerto conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Escola Basileu França. A direção musical é do maestro ngelo Dias, e direção geral da professora Marília Álvares. A produção cênica é do músico, bailarino e diretor Wesley Neres. No elenco, alunos de canto da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, divididos em dois grupos que se apresentam nos dois dias.

Os ingressos solidários têm valor opcional de R$ 10, e estão disponíveis antecipadamente na plataforma Sympla, no endereço www.sympla.com.br. Nos dias dos eventos os ingressos estarão disponíveis na bilheteria duas horas antes do início dos espetáculos. Quem não puder contribuir com o valor terá acesso ao concerto da mesma forma.

Festival de Ópera de Goiânia
O Festival de Ópera de Goiânia (FOGO) tem o objetivo de promover a arte lírica na cidade por meio de ações de formação e difusão artísticas, que oportunizam ao público o acesso a espetáculos operísticos de qualidade, combinando no palco os talentos locais junto a grandes nomes do canto lírico no cenário nacional. O FOGO atua na busca de ferramentas institucionais, políticas e artísticas, e auxilia cantores líricos aqui formados a desenvolver sua arte.

A obra
“Elixir do Amor” estreou no Teatro Della Canobbiana de Milão, na Itália, em maio de 1832. Com poesia e música criadas em apenas duas semanas, por encomenda do gerente do teatro, a história se passa em uma aldeia italiana no final do século XVIII, onde Nemorino, um camponês ingênuo e pobre, apaixona-se por Adina, rica proprietária de terras, que está, porém, atraída por Belcore, um militar de passagem pela região. Nemorino recorre a um elixir do amor, comercializado pelo charlatão Dr. Dulcamara, na esperança de conquistar sua amada. Felice Romani, que havia escrito Anna Bolena, o primeiro êxito de Donizetti, baseou o libretto na ópera cômica La philtre, estreada no ano anterior, com texto de Eugéne Scribe e música de Daniel-François Auber.

Serviço
Assunto: Festival de Ópera de Goiânia apresenta concerto “Elixir do Amor”, em celebração ao Dia dos Namorados
Data: 10 e 12 de junho
Hora: 20h e 11h