Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

BETA i

Mutirão

Festa e obras no aniversário da Maternidade Nascer Cidadão

Durante a celebração, o prefeito Iris Rezende visitou a unidade que será reformada e ampliada com mais 23 leitos

Publicado em: 12 de outubro de 2019 às 16:28 | última atualização: 13 de outubro de 2019 às 07:53

Um café da manhã ao som de violino, balões e bolo de aniversário marcaram os 19 anos da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), comemorado neste sábado, 12/10. Pacientes, profissionais de saúde, comunidade local e convidados se reuniram para celebrar as quase duas décadas de história da maternidade que é referência em parto humanizado e que fica na Região Noroeste de Goiânia.

A vendedora Rosany Gabriela Rezende, 23 anos, que deu a luz, de parto normal, à pequena Alicia na madrugada de sexta-feira, 11, era pura emoção "Não tenho palavras pra agradecer a todos aqui da maternidade pela atenção que estamos recebendo". "Aqui a gente mal pensa numa coisa e ela já acontece. É tudo muito rápido", comemora Alex de Jesus, o papai coruja. A família  recebeu a  visita do prefeito Iris Rezende e da Secretaria de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

Além do aniversário, a maternidade comemorou também o  início das obras de reforma e ampliação. O número de leitos da maternidade passará de 37 para 60. Também serão acrescentados 6 leitos para atender as demandas como as laqueaduras e urgências onde são necessários procedimentos cirúrgicos, ginecológicos. "Essa obra vai resultar numa ampla melhora no atendimento de urgência, nas salas de parto, na segurança e conforto das parturientes. Além disso trará mais resolutividade no tratamento dos problemas de saúde das mulheres da região Noroeste e da cidade de Goiânia e melhores condições de trabalho dos funcionários", explica a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

Fundada em 28 de setembro de 2000, a  Maternidade Nascer Cidadão faz parte da Rede Cegonha que tem por objetivo prestar assistência humanizada multidisciplinar obstétrica, ginecológica e neonatal. Nesses 19 anos, ela também comemora a marca  de 40 mil partos humanizados realizados desde o início dos atendimentos. Desde 2015 a maternidade é administrada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG.

Prêmios

Desde a fundação, a Maternidade Nascer Cidadão recebeu prêmios importantes pela excelência no cuidado com a gestante. Dentre eles estão o Prêmio Galba Araújo, oferecido pelo Ministério da Saúde (MS); o Prêmio Hospital Amigo da Criança, conferido pela UNICEF; o Prêmio Hospital Amigo da Mulher, dado pela Câmara dos Deputados e o Prêmio Maternidade Segura, oferecido à instituição pela UNICEF, pelo MS e pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Além disso, a MNC já recebeu o "Selo de qualidade" do Ministério da Saúde por manter uma Banco de Leite Humano. A instituição é responsável pela coleta, processamento, controle de qualidade, estocagem e distribuição do produto às mães que apresentam dificuldade em oferecer o próprio leite para seus filhos.

Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde