O feriado de Tiradentes, celebrado nesta quarta-feira (21/4), traz mudanças nos atendimentos dos órgãos municipais de Goiânia. De acordo com a Prefeitura, estarão funcionando apenas serviços que exijam plantão permanente, como saúde e limpeza pública. As lojas Atende Fácil e a sede do Centro Administrativo estarão fechadas.

Na saúde, com o fim do estoque para vacina para primeira dose, o atendimento será apenas para aplicação de segunda dose em idosos, sem agendamento, e profissionais de saúde, por agendamento.

Os idosos serão atendidos em sete escolas municipais, todas para pedestres, além dos drives da PUC Goiás – Área I, Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada. É necessário apresentar documentos pessoais com foto, comprovante de endereço e da primeira dose. Profissionais de saúde, agendados pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, serão atendidos no posto do shopping Cerrado, na modalidade pedestre, munidos da mesma documentação. O atendimento será das 8h às 17h.

Confira a lista com os locais de vacinação clicando no link a seguir: https://www.goiania.go.gov.br/goiania-vacina-idosos-e-profissionais-de-saude-no-feriado/

Ainda na saúde, as unidades 24 horas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia abrem normalmente para atendimentos dos casos de urgência e emergência, conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.

O Departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130 quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Unidades de saúde 24 horas:

– Cais Amendoeiras

– Cais Bairro Goiá

– Cais Campinas

– Cais Cândida de Morais

– Cais Chácara do Governador

– Cais Deputador João Natal (Vila Nova)

– Cais Finsocial

– Cais Guanabara III

– Cais Novo Mundo

– Ciams Novo Horizonte

– Ciams Urias Magalhães

– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – Crof

– Hospital e Maternidade Dona Iris

– Maternidade Nascer Cidadão

– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc

– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu

– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste

Transporte Público

De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a circulação dos ônibus neste feriado será com a planilha de domingo com 2.622 viagens. A demanda estimada para esses dias com menor fluxo de passageiros é de 48 mil pessoas ao dia.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado.

Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).

Comurg

Mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.

Guarda Municipal

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

Lazer

Parque Mutirama e Zoológico estarão fechados conforme determinação do decreto municipal de enfrentamento à Covid-19, os parques e praças estarão abertos porém, com redução de público.

A Prefeitura de Goiânia ressalta ainda que as regras sobre o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos continuam valendo para quem frequentar os espaços públicos da cidade.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo