Ouça a notícia aqui

A Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG), em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil, vai realizar o Festival Bon Odori Box, em formato híbrido (presencial e on-line), como evento teste oficial do Estado de Goiás e da Prefeitura de Goiânia. Os convidados serão acomodados em camarotes isolados, de no máximo seis pessoas cada, com rigorosos protocolos de segurança, entre eles a testagem de 100% do público presente e a proibição de circulação entre os setores do evento. Na próxima terça-feira (17/8), às 9:30, no Kaikan, será feita uma coletiva de imprensa com os organizadores.

O festival será realizado a céu aberto, com ventilação natural, e taxa de ocupação de uma pessoa a cada 4,41 metros quadrados, com entradas e saídas exclusivas para cada setor e cumprimento de protocolos internacionais “padrão ouro” para a não disseminação da Covid-19. O público será monitorado por 14 dias após o evento e os relatórios serão utilizados para a avaliação da retomada dos eventos pela Prefeitura de Goiânia e pelo Estado de Goiás.

Os detalhes desta edição foram definidos após diversas reuniões da comissão organizadora juntamente com as secretarias municipais de Saúde e de Cultura, e as estaduais de Saúde, Cultura e Retomada, inclusive com visitas in loco, para certificar que o teste será realizado de forma segura e que os estudos possibilitarão a análise do retorno dos eventos.

Não haverá venda de ingressos e o público presencial será exclusivamente composto de convidados que participarão do festival, mediante testagem, assinatura de termo de compromisso de cumprimento dos protocolos e comprometimento de colaboração com o monitoramento após o evento.

O Bon Odori, tradicionalmente, é realizado em mais de um dia, com público visitante de cerca de 8 mil pessoas. Nesta edição, o limite de público será oito vezes menor: mil.

Drive-in
Em 2020, a Associação Nipo-Brasileira de Goiás, em conjunto com a Embaixada do Japão no Brasil, realizou o Bon Odori Drive-in, com estrito cumprimento de protocolos de segurança, incluindo a sanitização dos ambientes, proibição de saída dos veículos, e uso de aplicativo em celulares que possibilitava os pedidos de dentro dos carros.

Referência
Em julho e agosto, o Japão realizou as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, também com rigorosos protocolos de segurança, sendo estes considerados pelas autoridades sanitárias como uma referência para estudo de viabilidade de retomada dos eventos. As tradicionais danças que foram destaque no encerramento das Olimpíadas de Tóquio também serão apresentadas no Bon Odori, em preservação da cultura japonesa e reverência aos antepassados.

O Bon Odori Box será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Embaixada do Japão no Brasil e terá como tema “União, Esperança e Superação”, com um show típico da cultura japonesa, com música, dança e taiko (tambor japonês). No palco, com 96 metros quadrados, também haverá distanciamento entre os artistas, e serão cumpridos os protocolos de segurança.

Tradição
A Associação Nipo-Brasileira de Goiás não possui fins lucrativos e o evento é realizado por voluntários. O festival Bon Odori faz parte do calendário oficial de Goiânia, realizado anualmente, conforme lei municipal Nº 8497, de 18 de dezembro de 2006.

A festa ocorre sempre em agosto, após o pôr-do-sol. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam.

Durante o evento, é possível apreciar os pratos como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, guioza, karage e outros, que serão entregues nos boxes (camarotes); os pedidos serão realizados via aplicativo no celular.  Os voluntários estarão munidos de escudo face shield, máscaras N95 e luvas. As bandejas serão sanitizadas e as luvas serão descartadas a cada serviço.

Serviço
Assunto: Bon Odori Box 2021 – Festival de Música, Dança, Culinária e Artes Japonesas
Coletiva de imprensa:Terça-feira (17/8), às 9:30, no Kaikan
Evento: Sábado (28/8), das 20h às 22h30