Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Educação

Esporte municipal atendeu mais de 27 mil crianças em 2019

Ações são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e foram desenvolvidas em todas as regiões de Goiânia

Publicado em: 10 de janeiro de 2020 às 16:44 | última atualização: 10 de janeiro de 2020 às 16:44

O ano de 2019 foi marcado por diversos avanços na gestão municipal da capital. Um deles foi na área do Esporte. No último ano, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), a Prefeitura atendeu mais de 27 mil crianças no âmbito esportivo. Dentre as ações, estão as desenvolvidas para alunos da rede municipal e as para o público em geral.

Os Jogos Educacionais contemplam alunos de escolas municipais e centro municipais de Educação Infantil (Cmei) da Capital com disputa em jogos individuais e coletivos, como atletismo, xadrez, tênis de mesa, trilhas educacionais, futsal, voleibol, basquete, handebol e queimada. Compreendendo desde a Educação Infantil até a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), em 2019, os jogos atenderam mais de 15 mil alunos. Para 2020, o planejamento é para atender mais de 16 mil educandos.

Dentre as atividades ofertadas para a população em geral, a que mais se destaca são as da Iniciação Esportiva. O projeto consiste na oferta de atividades físicas coletivas em locais públicos, como praças, parques e quadras/piscinas de algumas escolas municipais que, no contra turno das aulas, abrem as portas para a comunidade. São desenvolvidos esportes como futebol de campo, futsal, natação, basquete, voleibol, ginástica localizada, atletismo, musculação, entre outros. Em 2019, a SME teve atendimentos mensais constantes de cerca de mil pessoas nos pontos de Iniciação, envolvendo tanto crianças e adolescentes, como adultos.

Outro diferencial da pasta de Esporte no ano foi a realização das Jornadas Esportivas. Neste tipo de ação, a cada edição, a SME abre as portas de uma instituição para a comunidade local e desenvolve atividades esportivas e de recreação, como futsal, queimada, corrida, gincana, dança, música, cama elástica, futebol de mesa, entre outros. Em 2019, foram feitas quinze edições do projeto, atendendo mais de oito mil pessoas. Para 2020, a previsão é de aumentar em 400 o número de crianças e adolescentes atendidos nesta ação. No Dia das Crianças também teve comemoração especial. No Clube do Povo, foi realizado o Festival Esportivo, que, com diversas modalidades, reuniu cerca de 900 pessoas no local, durante um domingo inteiro.

A SME participou, ainda, de outros eventos de esporte, como campeonatos de bairro de diversas modalidades, torneios de natação, além da participação no Campeonato Sul-Americano de Basquete, evento internacional, e da organização e coordenação técnica dos Jogos Indígenas. O planejamento para 2020 é inserir mais eventos no calendário oficial, nas áreas de arbitragem, maratona, futebol feminino, skate e a revitalização de praças públicas de esporte.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte