Cultura

Escolas assistem teatro online com apoio da Lei de Incentivo à Cultura

Unidades de ensino foram sorteadas pelo grupo Arte e Fogo, que celebra 25 anos de contribuição artística no cenário cultural da Capital

Publicado em: 24 de fevereiro de 2021 às 09:19 | última atualização: 24 de fevereiro de 2021 às 13:16

Tamanho da fonte:
-A A A+

Escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Capital vão assistir apresentações online do Circuito de Teatro Para Todos. A atração comemora os 25 anos de carreira do grupo, que recebeu apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefitura de Goiânia e criou o projeto em contrapartida. No total, serão 42 apresentações dos espetáculos “O Dia da Caça” (infantil) e “O jogo de uma traição” (adulto).

Para o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, ver os benefícios que a Lei Municipal de Incentivo proporciona é colher frutos do trabalho realizado. “Nos empenhamos sempre para incentivar e ajudar a classe artística a produzir cultura. A Lei de Incentivo, em sua última edição, beneficiou diversos segmentos e artistas. Agora, durante a pandemia, a Prefeitura viabilizou a Lei Aldir Blanc, que também ajudou muita gente. Sabemos que é uma fase difícil por conta da pandemia, mas, na medida do possível, o empenho da gestão e a compreensão de todos tem gerado bons resultados e boas parcerias”, afirma o secretário.

O coordenador geral do projeto, Antônio Delgado Filho, explica que as escolas que vão assistir o projeto online foram sorteadas, serão exibidas as duas mais recentes produções teatrais do repertório do nosso grupo, contemplando o público-alvo subdividido na comunidade estudantil em todas as faixas etárias, um espetáculo para crianças e um para jovens e adultos. "Estamos comemorando nossas Bodas de Prata. Mesmo que não seja de forma presencial, serão grandes e divertidos espetáculos”, afirma Delgado Filho.

As apresentações online serão feitas na hora da aula e seguem até o dia 10 de março com transmissão ao vivo e/ou gravada das duas peças teatrais previstas pelo grupo conforme a faixa etária dos alunos de cada instituição.

Confira o cronograma de apresentações:

Dia 25/02 10h e 15h

EM Prof. Aristoclídes Teixeira

EM Balneário Meia

EM Profª Dalísia Doles

EM Bom Jesus

Dia 26/02, 10h e 15h

EM Maria Araújo de Freitas

EM Rainha da Paz

EM Targino Aguiar

EM Mônica de Castro Carneiro (15h e 19h30 – EAJA)

EM Eva Viera de Almeida

Dia 01/03, 10h e 15h

EM Lorena Park

Dia 03/03 – 10h e 15h

EM Eng. Robinho Martins de Azevedo

CMEI Márcia Lorena

EM Maria Clara Machado

Dia 09/03, 19h30

EM Nossa Senhora Aparecida (EAJA)

Dia 10/03, 19h30

EM Coronel José Viana (EAJA)

Sinopse

“O Jogo de Uma Traição” retrata um triângulo amoroso vivido pelo marido, a esposa e a amante. Nessa difícil relação, confidenciam através de memórias, suas experiências mais angustiantes de ciúmes, infidelidades, amor, remorsos, intrigas, decepções, traições. As personagens dão vida à composição de um quadro inspirado nos traços do artista plástico, Carlos Sena. Quando tudo isso foi apenas jogo?

“O Dia da Caça”, conta, através de bonecos, o sumiço e mortes de animais sem motivos aparente. Enquanto um ambulante vende produtos de animais do Cerrado na cidade grande, os bichos estão sendo caçados, humilhados e massacrados. O Doutor Capipi-capivara pede ajuda ao Mico Sherlock para investigar o caso do sumiço dos animais. O Lobo Guará e o Tucano, ao ouvirem o relato do papagaio, se juntam a arara e os bichos do Cerrado para, com a ajuda das crianças, dar uma lição nos caçadores. Estes, levam uma surpresa que fará com que nunca mais pensem em caçar animais, desenvolvendo assim, a paz e a harmonia no Cerrado.

Lívia Máximo e Núbia Alves, editoria de Cultura e Educação

Foto: Grupo Arte e Fogo