Educação

Escola desenvolve projeto interdisciplinar de educação física e literatura

Atividade, que amplia a criatividade, leitura e curiosidade, conta com a participação das famílias

Publicado em: 08 de abril de 2021 às 17:22 | última atualização: 08 de abril de 2021 às 17:22

A Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes realiza neste mês um projeto elaborado pelo professor de Educação Física Nairo Luiz Faleiros em parceria com a professora Larissa Martins, da E. M. Eva Vieira de Almeida, utilizando o livro literário "Os Brinquedos de Isabel", escrito pela autora, contadora de história e pedagoga na mesma unidade Liliane Tosta. Com essa junção, foi possível trabalhar a confecção de alguns brinquedos e brincadeiras populares.

O livro mostra de forma poética a relação afetiva entre a criança e seu brinquedo. A partir dessa leitura, o professor dividiu os temas de acordo com cada turma e incentivou os alunos a criarem seus próprios brinquedos, usando materiais disponíveis em casa e ajuda dos responsáveis, para que as aulas de Educação Física, mesmo online, continuem atraentes e motivadoras para os alunos.

O professor, preocupado com as crianças nesse momento de isolamento e mergulhadas na tecnologia, buscou uma forma de envolver os educandos com a leitura e conhecimento, pois eles estudam a origem do papel para fazer dobraduras, a história dos brinquedos e das brincadeiras. As atividades são realizadas através do Ambiente de Aprendizagem Virtual Híbrido (AVAH) e todas estão envolvidas com a história do livro.

O professor Nairo relata como foi surpreendido pela dedicação e criatividade dos alunos.“Nos mandaram vídeos e fotos das brincadeiras e tem sido muito legal, mas a parte de confecção de brinquedo me deixou muito encantado com o resultado final. É um projeto que dá para seguir em frente e incentivar outros trabalhos. Assim, unir educação física e o livro literário foi um achado maravilhoso, causando satisfação para escola, alunos e famílias”, afirmou.

A coordenadora pedagógica Luciana Rolim falou do comprometimento das famílias e a parceria entre professores da rede em busca de bons resultados para os alunos. "É muito bom ver o envolvimento dos professores, dos alunos e da família, afinal de contas, são as pessoas que nesse momento de aulas remotas estão próximas e é muito importante a participação dos responsáveis”, afirmou.

Bianca Sousa, mãe da aluna Lívia Emanuela Sousa, da turma B1, conta como foi a participação da filha. "Fizemos o barquinho e o aviãozinho de papel. Ela ficou brincando até tarde. Quando percebeu que estava todo amassado, a Lívia teve ideia de fazer com palitos, para exposição, e ela se divertiu muito”, pontua.

Adriene Bastos, da editoria de Educação