Educação

Escola abre exposição virtual de pinturas a partir desta quarta-feira, 24

O tema desenho criativo proposta pelo Portal Conexão Escola incentivou alunos a embarcarem na imaginação

Publicado em: 24 de junho de 2020 às 11:50 | última atualização: 24 de junho de 2020 às 11:51

Tamanho da fonte:
-A A A+

A Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes realiza, nesta quarta-feira, 24, a primeira exposição de artes virtuais da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). As obras produzidas pelos alunos são frutos da videoconferência realizada pela coordenadora Luciana Rolim com a participação da artista plástica Helena Vasconcelos. As obras podem ser visualizadas a partir das 14h, pelas redes sociais da instituição. 

A ideia da exposição virtual surgiu após a videoconferência dos alunos, professores e artista realizada na última quinta-feira, dia 18. O encontro teve por base a atividade com o tema "Desenho Criativo" disponibilizada no portal Conexão Escola. Na conversa, foi sugerido aos participantes que usassem o material que tivessem em casa, como papelão, tinta, lápis e canetinhas para que os alunos produzissem seus próprios desenhos. Os educandos tiveram, então, uma semana para a confecção dos desenhos. A separação e organização do material produzido ficaram por conta da coordenadora da escola, professora Luciana Rolim. 

Luciana Rolim, inclusive, expressa satisfação com o resultado obtido na atividade. Segundo ela, houve envolvimento dos alunos, familiares e da artista Helena, que deu muitas dicas para a criançada soltar a imaginação. “Por meio da arte, a criança expressa seus sentimentos. Um rabisco que a criança faz demonstra que é capaz de criar com o que tiver à sua disposição. Com traços simples rabiscando, depois desenhando, pintando, cantarolando, dançando e inventando personagens. Isso chama emoção, criatividade... Arte”, afirma.

Helena Vasconcelos é uma das artistas plásticas cujo trabalho foi exposto na atividade sugerida no Portal Conexão Escola. Ela fala do prazer enorme em participar dessa plataforma e recorda já ter atendido a muitas solicitações de outras escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) para desenvolver projetos artísticos. Algo que a artista frisa fazer com alegria afinal, para ela, levar conhecimento e despertar a vontade de fazer arte sempre tem um resultado positivo. Além disso, ainda é possível ter a grata surpresa de revelar um artista. “O esforço para vencermos essa pandemia fez com que pudéssemos trocar informações e aliviássemos o dia com aulas virtuais. Essas professoras devolveram-me a esperança de dias melhores para a educação”, conclui.

Mesmo com o encerramento próximo do semestre, Luciana Rolim já aguarda outras atividades da Plataforma da SME para se inspirar em outros projetos a serem desenvolvidos com os alunos. "Convido a todos a apreciar o resultado desse trabalho nas redes sociais da escola, pois está incrível e vale a pena conferir", comemora. Os trabalho expostos pelos alunos da E.M. Pedro Gomes de Menezes podem ser conferidos nos endereços: https://www.facebook.com/empgm.pedrogomesdemenezes (Facebook) e @empgmenezes (Instagram). 

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Luciana Rolim