O prefeito Rogério Cruz entregou, na manhã desta sexta-feira (12/08), a segunda etapa do Parque Municipal Buritis Sebastião Júlio Aguiar, no Parque Oeste Industrial, Região Sudoeste de Goiânia.

O parque, quarto entregue pela gestão, é resultado de parceria público-privada com quatro empresas do ramo imobiliário, e tem 113 mil metros quadrados de área. “Aqui, a população vai desfrutar daquilo que é mais importante, o contato com a natureza. Hoje, damos mais um passo na missão de tornar Goiânia a capital mais verde do mundo”, afirmou.

A unidade resulta de Termo de Ajustamento de Conduta celebrado pela administração municipal com o objetivo de promover a recuperação ambiental de uma área de veredas anteriormente degradada. O espaço abriga pistas de ciclismo e caminhada, pista de circulação interna, três núcleos de bem-estar com pergolados, estação de ginástica, playground e bancos, além de paisagismo, lago, iluminação LED e cercamento da Área de Preservação Permanente (APP) com alambrado.

Rogério Cruz destacou a importância de um espaço verde dessa dimensão e que integra o projeto do PUAMA, um dos maiores parques lineares do país. “Quando estamos próximos à natureza, temos mais qualidade de vida, desde o ar que respiramos”, disse. Sobre o projeto Macambira Anicuns, lembrou ser uma iniciativa que transpassa gestões e que, “em cada uma, ganha novas etapas, se desenvolve cada vez mais”.

Ao celebrar a entrega de mais uma área verde para convivência da população, Rogério Cruz pontuou a responsabilidade em dar sequência às obras iniciadas na gestão anterior. “Como prometemos, estamos entregando obras importantes em todas as áreas, além de iniciar novas, que também serão concluídas, mas sempre na responsabilidade com o erário público, que é o dinheiro do povo”, salientou.

Cruz lembrou, ainda, ser o quarto parque entregue na gestão, seguindo os parques Leonardo Peixoto, Antônio Wagno Codó e a segunda etapa do Sargento David Luiz. “Segundo o IBGE, já estamos entre as capitais com maior taxa de arborização do país, e a nossa missão é nos configurarmos como a capital mais arborizada do mundo”, endossou.

O líder do Executivo municipal ressaltou, ainda, o papel da parceria público-privada no andamento de obras em prol da comunidade. “Temos um leque aberto quando se fala de obras, e aqueles empreendedores que têm a visão de uma cidade melhor, que prezam pelo crescimento sustentável, serão sempre bem-vindos”, frisou.

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran de Sousa Ribeiro, detalhou o projeto de construção do parque e a recuperação de uma área que estava totalmente degradada. “Transformamos em um espaço que vai gerar mais qualidade de vida para a região, além de estimular a convivência em comunidade, o que simboliza a preocupação de uma gestão em cuidar de pessoas”, afirmou.

A obra foi fiscalizada e gerida pela Unidade Executora do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). No ato de entrega, a gestão da unidade foi transmitida à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

O presidente da agência, Luan Alves, destacou a beleza do parque, cuja construção acompanhou desde o início. “O projeto é de excelência em aspectos técnicos e ambientais, a exemplo da iluminação de LED, moderna e sustentável. Uma tecnologia que é implantada no terceiro parque, somente aqui na região”, lembrou.

Diretor de empreendimentos da Tropical Urbanismo e presidente do Secovi Goiás, Antônio Carlos da Costa caracterizou o parque “como um projeto com o qual todos ganham”. “A prefeitura, que cumpre seu papel de cuidar bem da cidade, os empreendedores, pela valorização do entorno. Ganham os moradores, com um impacto que chega a 150 mil habitantes da região, gerado pelo microclima em uma zona de calor. E, claro, o meio ambiente, que tem a eternização de um espaço verde no meio da cidade”, disse.

Participaram da solenidade a procuradora-geral do município, Tatiana Accioly; controlador-geral, Gustavo Cruvinel; secretários municipais Michel Magul (Governo), Durval Pedroso (Saúde), Everton Schmaltz (Infraestrutura), Denes Pereira (Administração), Horácio Mello (Mobilidade), Álvaro Alexandre (Esportes); presidentes das agências da Guarda Civil Metropolitana, Wellington Paranhos, e Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Tarcísio Abreu.

Estiveram presentes, ainda, vereadores Joãozinho Guimarães, Pastor Marcos Rosa, Agni Silva Aguiar, representando a família doadora, e o homenageado, Sebastião Júlio Aguiar (in memorian), representantes do setor imobiliário e demais autoridades.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia