Para acompanhar a distribuição de kits de merendas realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), o secretário Marcelo Costa visitou, na manhã desta quarta-feira (22/3), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Monteiro Lobato, na região Sudoeste.

O gestor conferiu a entrega dos itens alimentícios e afirmou que, até o momento, a ação beneficiou mais de 3.500 famílias. Nesta semana, a iniciativa contou com o apoio de um fornecedor de alimentos que doou frutas e verduras para serem entregues às famílias de quatro instituições da rede.

As instituições beneficiadas com essa doação foram os Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Monteiro Lobato e 13 de Maio, além das Escolas Municipais Ernestina Lina Marra e Eli Brasiliense. As famílias de alunos dessas unidades receberam um kit com frutas e verduras. A distribuição da merenda escolar teve início na última sexta-feira (17) e no primeiro momento foram priorizadas famílias em vulnerabilidade social.

A diretora do Cmei Monteiro Lobato, Elizabete Ferreira Martins,  relatou como foi  a recepção das famílias sobre o agendamento para busca dos kits. “Ouvimos, através das ligações, a importância da distribuição desses kits, pois eles estão vindo em excelente hora, já que algumas famílias enfrentam dificuldades neste momento”, disse.

Todas as 377 instituições vinculadas à Rede Municipal de Ensino estão empenhadas na compra e distribuição de kits da merenda para 107.711 alunos da capital. Esse processo se dá mediante recursos já depositados pelo Programa Conexão de Alimentação Escolar (Pnae).

Os diretores realizam a compra através do cartão Pnae e podem comprar diretamente no mercado local, fortalecendo também a economia do bairro. A entrega obedece a etapas distintas e o cronograma é organizado por cada instituição para evitar aglomerações. Os itens seguem orientação de nutricionistas da SME e são entregues às famílias em kits.

Para o titular da pasta, Marcelo Costa, esse período merece uma atenção toda especial. Uma resolução do Fundo Nacional da Educação emitida na última semana permitiu oferecer alimentação para as crianças mesmo fora do período de aulas. “A intenção é que a escola pública e a educação brasileira também estejam presentes no combate da covid-19 dentro das suas possibilidades, facilitando o processo, seja pedagogicamente ou com alimentação na distribuição dos kits da merenda”, pontuou o gestor.

O secretário Marcelo Costa aproveitou a visita ao Cmei Monteiro Lobato para enviar uma mensagem aos pais, alunos e profissionais da educação: “Mesmo diante desse momento difícil e inédito para o país, existe uma equipe reaprendendo uma série de coisas para que possamos passar por esse processo com menor trauma, garantindo que, na volta às aulas, tenhamos uma escola pública de qualidade”, disse.

Em seguida, o titular da SME falou sobre o calendário pedagógico neste momento em que o país enfrenta a pandemia do novo agente do coronavírus. “Está tudo sobre controle para que tenhamos a reposição das aulas de forma adequada sem qualquer tipo de prejuízo aos nossos educandos”, finalizou Marcelo Costa.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Cristinie Deise Morais