Comunicação

Entenda as campanhas da Saúde em andamento na capital

Vacinação contra Covid-19 e Influenza são aplicadas em postos distintos, além da testagem ampliada confirmada para esta quinta (13/5)

Publicado em: 12 de maio de 2021 às 15:24 | última atualização: 12 de maio de 2021 às 15:28

Tamanho da fonte:
-A A A+

A Prefeitura de Goiânia tem, entre suas principais metas, consolidar a saúde pública municipal como referência nacional. Por isso, as equipes da Secretaria de Saúde seguem com as ações de atendimento à população, especialmente as campanhas de vacinação contra a Influenza e Covid-19, além da testagem ampliada. Importante atentar-se aos pontos de atendimento para cada uma, bem como aos públicos atendidos.

Vacinação contra a Covid-19

Nesta quarta-feira (12/05), até às 17h, Goiânia continua com a vacinação de três grupos prioritários, sendo pessoas com comorbidades (fase 1), trabalhadores da saúde e idosos. A novidade é a ampliação da faixa etária de 45 a 59 para pessoas com comorbidades e Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). O público também abrange gestantes a partir de 18 anos.

Pessoas a partir de 60 e 64 anos que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, respectivamente, podem dirigir-se a seis escolas municipais e à Área I da PUC. Trabalhadores da saúde, por sua vez, recebem a primeira dose no Shopping Cerrado e CSF Santa Rita. Já o reforço é aplicado no Espaço Sinta-se Bem da Unimed. Pessoas com comorbidades são atendidas em 12 unidades de saúde e seis escolas municipais.

O agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas é obrigatório para pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde. Idosos são atendidos por demanda espontânea. Para todos, é obrigatório levar documento pessoal com foto e comprovante de endereço. A documentação específica para cada grupo e os locais de atendimento podem ser verificados no endereço: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/

Vacinação contra a Influenza

A campanha de vacinação contra a Influenza segue atendendo pessoas a partir de 60 anos e professores. As doses são aplicadas em 55 salas de vacinação, Área I da PUC Goiás e Sesc Faiçalville, sempre para pedestres. Ainda, foram disponibilizados dois drive thru (Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada) para o atendimento ao grupo. Não é necessário agendar. O atendimento também é feito até às 17h.

Idosos devem levar algum documento pessoal com foto e comprovante de endereço, enquanto professores precisam comprovar vínculo empregatício (contracheque ou contrato), além de documento pessoal com foto. Os locais de vacinação podem ser visualizados pelo link: https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-contra-a-h1n1/.

Testagem ampliada

Já está aberto o link de agendamento para a testagem ampliada que acontece nesta quinta-feira (13/5) na capital. Sete escolas municipais recebem pessoas assintomáticas, maiores de 12 anos, para o teste Swab. Locais e horários de atendimento são visualizados no ato do agendamento que pode ser feito pelo link: https://www10.goiania.go.gov.br/AgendamentoExame_COVID19/AgendarExame.aspx.

Luciana Gomides, editoria de Saúde