Encontro orienta sobre Estudo Nacional de Qualidade na Educação Infantil
Última atualização em 13 março 2020 às 17h56
Goiânia foi selecionada para importante estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas na educação infantil com objetivo de qualificar o ensino

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (13/3), com a presença do secretário Marcelo Costa, na Irradiação Espírita Tenda do Caminho, o encontro com diretores de escolas sobre o estudo nacional da Educação Infantil. Goiânia é uma das 18 cidades que terão suas turmas de educação infantil acompanhadas ao longo desse ano, as formas de ensino serão avaliadas com objetivo de qualificar e equiparar o ensino oferecido para as crianças.
O secretário Marcelo Costa abriu o encontro falando do privilégio de ter a capital escolhida para esse estudo que vai de encontro com a proposta da SME, sempre preocupada com a melhoria da educação. “Precisamos nos estruturar enquanto rede para desenvolver o trabalho de fato efetivo, percebemos a riqueza que o instrumento tem, principalmente nesse processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC),” afirmou o secretário.
Esse estudo é realizado por meio da aplicação de instrumentos que mensurem a qualidade da Educação Infantil em conjunto de municípios visando à caracterização nacional da qualidade dos contextos de aprendizagem para a partir deste diagnóstico, inspirar políticas públicas para esta etapa da Educação Básica. No Brasil este estudo é realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Economia Social da USP (Lepes).
O coordenador do Lepes, Daniel Domingues dos Santos, falou sobre a importância da ação que coloca a educação infantil em evidência. “É um bom momento para discutir a qualidade da educação infantil, vamos fazer visitas às escolas de até quatro horas, observando as práticas pedagógicas, espaços, atividades e, depois disso, vamos fazer uma devolutiva para a cidade de como estão essas condições”, declarou Daniel.
A gerente da Educação Infantil, Eneida Amorim, ressaltou a satisfação de ter o município de Goiânia escolhido para participar desse estudo que possui um enorme significado para a Educação. “Esse estudo vai apresentar quais são as tendências, o que tem sido feito com a Educação Infantil e como pode nos ajudar a melhorar esse trabalho, para que as crianças tenham de forma satisfatória uma promoção no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento”, concluiu.
Adriene Bastos, da Editoria de
Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti