Com as baixas temperaturas apresentadas desde a última quarta-feira (10/08), a Prefeitura de Goiânia montou força-tarefa para assistência emergencial à população em situação de rua, e ampliou o trabalho já realizado diariamente. Por três dias, as equipes percorreram a cidade para acolhimento em abrigo montado no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs). Vans também distribuíram cobertores e alimentos em pontos de maior concentração, além do atendimento nas duas Casas de Acolhida Cidadã.

Moradores foram acolhidas no abrigo emergencial, onde receberam colchões, travesseiros, agasalhos e kit com lenços umedecidos, máscara e absorvente para as mulheres, além de jantar e café da manhã.

As vans acolheram pessoas em três pontos estratégicos: avenidas Paranaíba e Independência, no Centro, e Praça Joaquim Lúcio, em Campinas. O abrigo também recebeu pessoas que procuraram auxílio espontaneamente.

A ação se estendeu à distribuição de cobertores e marmitas em pontos de maior concentração, bem como recepção e alimentação nas duas unidades da Casa de Acolhida Cidadã.

A ação emergencial foi executada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) e Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA).

Ações assistenciais
As ações assistenciais às pessoas em situação de rua são realizadas de forma contínua. As unidades da Casa de Acolhida Cidadã, nos setores Leste Universitário e Campinas, recebem cidadãos e cidadãs com abrigo e alimentação, diariamente.

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) atuam na distribuição diária de café da manhã e almoço, o que totaliza 120 refeições por turno.

Equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestam atendimento de testagem ampliada para a Covid-19, vacinação, exames clínicos e odontológicos, consultas, cadastros e distribuição de kits de higiene bucal.

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia