O prefeito Rogério Cruz destacou a harmonia que pauta a relação entre Executivo e Legislativo, durante a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (02/01). A solenidade marcou a recondução do presidente Romário Policarpo para o terceiro mandato à frente da Casa de Leis.

“Nós construímos uma parceria fundada no objetivo de trazer benefícios ao cidadão goianiense, para a cidade que nós queremos construir juntos. Eu já disse e repito muitas vezes: eu não faço a gestão sozinho, a nossa gestão é compartilhada. E neste compartilhamento está o prefeito, os secretários, os vereadores, o setor produtivo e o cidadão goianiense. Todos aqueles que querem ver a nossa capital bem, crescendo economicamente e em pleno desenvolvimento”, afirmou Rogério Cruz.

O prefeito parabenizou Romário Policarpo pela terceira recondução à presidência da Câmara. Ele pontuou que, quando vereador, votou em Romário para presidente, apoiou seu nome para reeleição, e disse que estava “feliz em vê-lo assumir a cadeira pela terceira vez”.

“É uma alegria ver vossa excelência mais uma vez à frente desta mesa. Eu sei o quanto foi importante essa luta, e o senhor é merecedor desta função”, enfatizou o prefeito.

Em entrevista à imprensa, Romário Policarpo afirmou que a relação com o Executivo tem sido respeitosa e que os poderes têm atuado de forma independente e harmoniosa. “Obviamente a Câmara irá realizar seu papel com independência, mas estamos aqui para ajudar. Precisamos fazer a crítica, mas também apontar soluções”, frisa.

Líder do prefeito e também primeiro-secretário da Câmara, Anselmo Pereira avaliou como positivo o trabalho desenvolvido na Casa no último biênio, e destacou os avanços na legislação que foram aprovados no período como “ponto alto”.

“O balanço é altamente positivo. A maioria dos projetos foram aprovados, fizemos uma série de transformações, principalmente em leis que impactam diretamente a vida do cidadão, como a readequação do Plano Diretor de Goiânia. Pode ter certeza de que a doação e a entrega para a população neste próximo biênio será ainda maior”, disse.

Código Tributário
Rogério Cruz agradeceu os vereadores pela análise do projeto que promoveu alterações no novo Código Tributário do Município, no final de 2022. O prefeito afirmou que o texto sancionado traz correções na Legislação que vão beneficiar a população.

“Principalmente no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2023 a 2025, que será reajustado apenas pelo índice da inflação, e em 2026, que será pela inflação mais 5%. A população precisa que trabalhemos juntos para construirmos uma nova cidade”, disse o prefeito em discurso.

Veja como ficou a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia para o biênio 2023/2024:

Presidente – Romário Policarpo (Patriota)
Vice-presidente – Clécio Alves (MDB)
2º vice-presidente – Isaias Ribeiro (Republicanos)
3º vice-presidente – Sandes Júnior (PP)
4º vice-presidente – Leia Klebia (PSC)
1º secretário – Anselmo Pereira (MDB)
2º secretário – Juarez Lopes (PDT)
3º secretário – Aava Santiago (PSDB)
4º secretário – Leandro Sena (Republicanos)
Corregedor – Joãozinho Guimarães (Solidariedade)

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia