A Prefeitura de Goiânia, entregou, neste sábado (19/02), a sexta remessa de cartões da segunda etapa do programa Renda Família + Mulher a 331 moradoras da Região Sudoeste. Em evento, realizado na Escola Municipal Municipal Engenheiro Robinho Martins de Azevedo, no Conjunto Baliza, o prefeito Rogério Cruz assegura que “vocês já podem sair daqui direto para o mercado, pois já têm a primeira parcela creditada”.

As inscrições para o programa tiveram início em outubro de 2021 e, na primeira etapa, contemplou cerca de 6 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social. Na segunda etapa, 3 mil serões beneficiadas.

Para cada pessoa cadastrada, são repassados R$ 1,8 mil divididos em seis parcelas de R$ 300 creditadas no dia 10 de cada mês. “O que é pouco para alguns, para outros é muito, especialmente no que se refere aos que foram afetados pela pandemia, como as mulheres”, afirma o prefeito.

Rogério Cruz lembra que o atendimento do programa faz busca ativa daquelas mulheres que sequer são atendidas por benefícios sociais, não têm internet ou condições de fazer seus próprios cadastros.

Ele avisa, ainda, que “o valor da primeira parcela já está creditado no cartão, então, já podem ir ao mercado fazer as compras”. Segundo afirma, o programa também fomenta o comércio local.

O prefeito aproveita a conversa com os presentes para listar os cursos disponíveis, gratuitamente, pela Secretaria da Mulher. “São formações em diferentes áreas, sem qualquer custo. E, por saber das dificuldades que muitas enfrentam até para o transporte, estudamos formas de oferecer esses cursos de forma descentralizada”, informa.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, destaca o diferencial da pasta na capital, uma vez que presta atendimentos diversos à mulher, inclusive, os cursos profissionalizantes gratuitos. Segundo ela, são ações importantes para garantir a independência financeira.

“Quantas mulheres ouvem que estão desempregadas por falta de esforço, quando na verdade foram as mais afetadas pela pandemia? Quantas vivem em um ciclo de violência devido a dependência de seus companheiros?”, questiona.

A secretária ressalta que o programa está inserido em uma política pública que considera a realidade de quem mais precisa.

Nildiane Alves é uma das contempladas da Região Sudoeste, e reconhece a diferença que o cartão fará na renda mensal. “Não recebo benefícios sociais e, com dois filhos, estava ficando difícil. Agora, além do cartão, sei de oportunidades que podem melhorar minha situação financeira”, afirma.

Aline, de 22 anos, é mãe do Miguel e cuida do filho sozinha. Até então, contava apenas com a renda advinda da venda de doces. “Esse valor, com certeza, vai me ajudar muito, pois é muito difícil contar apenas com um dinheiro que nem sempre é suficiente, como o que vem dos doces”, aponta.

O programa Renda Família + Mulher tem inscrições abertas até o dia 31 de março e deve beneficiar, nas três etapas, 12 mil goianienses.

Ações da gestão
O prefeito Rogério Cruz cumprimentou durante a solenidade realizada neste sábado os servidores da Escola Municipal Engenheiro Robinho Martins de Azevedo. “Agradeço a vocês que deixaram suas famílias hoje para organizar a unidade educacional e receber essas famílias”, disse.

Na conversa, lembrou do Dia D da Vacinação, ação em andamento neste sábado, em 42 pontos da capital. Ainda, o início da vacinação nas escolas na sexta-feira (18/02).

“Eu recebi minha terceira dose hoje, lá na Vila Redenção, e peço a todos os que estão aptos a se vacinar que compareçam aos postos”, diz o prefeito. “Aos pais e responsáveis, que fiquem tranquilos ao autorizar os filhos a receber o imunizante. São doses seguras que garantirão a segurança das nossas crianças e adolescentes na escola”, conclui.

*Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia*