Mais um cronograma foi cumprido evidenciando o máximo empenho da Prefeitura de Goiânia para aplicar o maior número de doses possíveis recebidas pelo Ministério da Saúde nos braços da população goianiense. Hoje (21/8), que foi promovido o Sábado Especial de Vacinação, 29.014 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Goiânia, entre a primeira dose do imunizante e os que completaram o esquema vacinal com a administração da segunda dose.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, a estrutura deste sábado, com 40 pontos para aplicação de primeira dose e mais cinco para segunda dose, além de mais de 350 profissionais da pasta envolvidos na ação foram fundamentais para o sucesso da estratégia, que ocorreu de forma  tranquila durante todo o dia de hoje. “A vacina é a maneira mais eficaz de contermos a pandemia”, comentou.

“Chegamos a essa marca de mais de quase 30 mil doses aplicadas e o que deve ser chamado a atenção é o nível de organização das nossas estratégias, que levam em consideração a capacidade de cada unidade, além envolvimento dos nossos profissionais que estão atuando na linha de frente desde o início da pandemia”, revelou Durval Pedroso, ao acrescentar que o objetivo do Sábado Especial de Vacinação foi de alcançar o maior número de pessoas possível. “O recebimento mais frequente de imunizantes tem nos propiciado a avançar na vacinação, além de podermos traçar estratégias em busca dos goianienses que ainda não se vacinaram”, concluiu.

Na semana do seu aniversário, o estudante Ramon Müller, de 19 anos, agendou para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Ciams Novo Horizonte e mesmo com o sorriso oculto pela máscara de proteção, Ramon, que é morador do Parque Amazônia não escondeu a alegria presente de aniversário, que foi a vacina. “Fiquei muito feliz por ter chegado a minha vez”, disse o estudante, ao parabenizar a equipe da unidade. “Assim que cheguei no horário agendado, não demorou nem 15 minutos, entre a recepção até a aplicação, para eu ser totalmente atendido. Foi muito rápido e a palavra que deixo é gratidão”. 

Quem aplicou a vacina no estudante Ramon foi a enfermeira Leidiane Miabara Cruz. Ela, que tem a responsabilidade de imunizar as pessoas em uma das salas disponíveis no Ciams Novo Horizonte contou que apesar de sábado, sabe da responsabilidade em auxiliar no avanço da vacinação em sua cidade natal. “A sensação é de felicidade e de saber que ficaremos para sempre na vida de cada um que vacinamos”, pontua, ao frisar que o cansaço chega, mas a alegria de vacinar as pessoas é maior.

Drive

No drive-thru do shopping Passeio das Águas, localizado na região Norte, a população mais uma vez compareceu e as senhas foram esgotadas às 11h30. Para o local, mais 2 mil senhas estarão disponíveis na próxima segunda-feira (23/8). 

Balanço

Com a vacinação deste sábado, Goiânia chega ao número de 1.245.436 de doses aplicadas, sendo 832.080 para primeira dose, o que equivale a 71,17% da população acima de 18 anos e 413.356 para segunda dose, que equivale a 35,36% da população acima de 18 anos.

Mauro Júnio, da editoria de Saúde

coronavirus

prefeitura de goiânia

Vacinação Covid-19