Em reunião com representantes do Fórum Empresarial, nesta terça-feira (11/10), na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), o prefeito Rogério Cruz destacou que a administração municipal tem atendido demandas do setor, e reforçou a parceria com o segmento para melhoria do desenvolvimento da capital, com vistas a gerar mais emprego e renda ao cidadão goianiense.

“A cada reunião com o Fórum Empresarial surgem novas ideias, o que nos dá condição de agir ainda mais no atendimento de suas demandas, que desenvolvem a cidade e resultam em benefícios ao cidadão mais simples da nossa população. Isso para nós é muito importante”, afirmou Rogério Cruz.

Sobre as reivindicações apresentadas pelos integrantes do Fórum Empresarial aos secretários municipais, o prefeito pontuou que, por vezes, até parece difícel de atendê-las, mas que a administração municipal sempre aponta soluções. “Estamos unindo forças para buscarmos soluções, como já estamos fazendo”, frisou.

O presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, disse que o setor privado pode contribuir com a gestão em parcerias público-privadas. “Com isso, a cidade avança e atende demandas importantes, dentre elas, a mobilidade urbana”, disse.

Diálogo e transparência
Durante a reunião, foram levantadas pautas como, por exemplo, drenagem de ruas e avenidas, anel viário, Código de Obras, uso do solo e melhorias na região da 44. Rogério Cruz ressaltou que eventuais entraves podem ocorrer por conta da legislação federal. “Mas o que estiver ao alcance das leis municipais, nós trabalharemos e nos empenharemos a cada dia, para que possamos buscar soluções e dar respostas positivas para a sociedade, para a cidade”, disse, acrescentando que reuniões com o segmento são positivas. “Acho que esse é um dos passos certos da nossa gestão”.

Para o secretário de Governo, Michel Magul, reuniões com o Fórum Empresarial são importantes para o diálogo, transparência e busca de soluções pensando a cidade como um todo. “Essa parceria do poder público e do setor produtivo mostra o respeito e a disposição da Prefeitura em ouvir as demandas de quem empreende em Goiânia, e trabalhar por mais desenvolvimento em diversas áreas, como infraestrutura, mobilidade, geração de emprego e renda”, pontuou.

Titular da Secretaria Municipal de Mobilidade, Horácio Mello destaca que uma das características da gestão do prefeito Rogério Cruz é ouvir todos os segmentos da sociedade, após integração com secretários. “É fundamental ouvir os empresários de Goiânia, que geram empregos, e que nessas reuniões apresentam suas demandas ao poder público”, salientou.

Para Horácio Mello, a Secretaria de Mobilidade tem um papel importante nesse processo. “Nós temos discutido muito, sob a liderança do prefeito, a criação de um fórum goianiense de mobilidade, com a participação efetiva de todos os atores envolvidos nessa questão, com deliberação com algumas decisões consultivas, para que as intervenções que temos feito, por toda a cidade, como, por exemplo, no Centro, no Jardim América, e agora, na região da 44, um local pujante do ponto de vista econômico, sejam pensadas junto com essas pessoas que têm ajudado a construir Goiânia, historicamente”, afirmou o titular da SMM.

Na reunião com o Fórum Empresarial, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, discorreu sobre mudanças no Código de Obras do Município, cuja legislação teve de ser adequada às diretrizes trazidas pelo novo Plano Diretor de Goiânia, imprescindível, por exemplo, para emissão de certidão de uso do solo.

Planejamento urbano
O Código de Obras estabelece diretrizes para aprovação de projetos, licenciamento de edificações e regras para controle, licenciamento, fiscalização e aplicação de penalidades. As regras visam garantir segurança, salubridade, sustentabilidade e habitabilidade do ambiente construído.

Valfran Ribeiro sugeriu ao Fórum Empresarial que acompanhe a tramitação de projetos referentes à legislação, a exemplo da Lei de Atividades Econômicas, apreciada na manhã desta terça-feira (11/10), pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Goiânia, e que agora vai ao Plenário, para duas votações.

No total, o Executivo enviou à Câmara 12 projetos de lei que complementam o Plano que, em sua maioria, atualizam legislações já em vigor e disciplinam novas políticas voltadas ao planejamento urbano da capital e seu desenvolvimento.

Participaram da reunião os secretários municipais José Firmino (Particular e Chefe de Gabinete), Tony Carlo (Comunicação) e Everton Schmaltz (Seinfra), o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Luan Alves (Amma), e ainda Luis Alberto Pereira, presidente da OCB; Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio; José Garro, presidente da Adial; Valdir Ferreira, presidente da FCDL; Antônio Carlos, presidente da Secovi; Sebastião Sebba, presidente da Facieg; Rubens Filetti, presidente da Acieg; André Rocha, vice-presidente da Fieg; Eduardo Veras, vice-presidente da Faeg; Thiago Falbo, vice-presidente da Acieg; Edwal Portilho, presidente-executivo da Adial; Jubrair Júnior, superintendente da Seccop/GO; e Cleyton Pires, diretor-executivo da GarantiGoiás.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia