Goiânia é um dos destaques do congresso Connected Smart Cities, que se realiza, em São Paulo, até essa quinta-feira (06/10). O evento se dedica a discutir a implantação de ações tecnológicas inovadoras no Brasil. A prefeitura foi convidada a apresentar um dos painéis, a missão coube ao secretário municipal do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), Felipe Alves, que coordena políticas públicas que se destinam a modernizar o cenário urbano.

Na apresentação, o secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas destaca que Goiânia aspira se tornar cidade inteligente, e que para isso há projetos, em desenvolvimento, que inserem a capital nesse contexto. Uma dessas ações é a criação do Sandbox Regulatório de Goiânia, por meio do decreto nº 3.955/2022, publicado na edição n° 7.893, do Diário Oficial do Município. Trata-se de um espaço de experimentação para validação técnica e tecnológica de soluções para Cidades Inteligentes.

“Com a nossa grande ‘caixa de areia’, Goiânia dá o primeiro passo em direção à cidade inteligente, uma das determinações do prefeito Rogério Cruz”, diz Felipe. Ele explica que a prefeitura ainda estuda onde funcionará o Sandbox, mas está decidido que será em um dos parques da capital.

“Observando a necessidade de proteção e conservação do meio ambiente, Goiânia será a primeira cidade no Brasil a ter um Sandbox Regulatório em um parque urbano”, antecipa Felipe. “Esse espaço será o projeto piloto para se levar soluções aos mais de 40 parques de Goiânia”, destaca.

Secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE) da Prefeitura de Goiânia, Felipe Alves apresenta, em São Paulo, experiência da capital na criação de ambiente de testes para desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras, chamado Sandbox Regulatório | Foto: Secom

A apresentação do secretário aconteceu na terça-feira (05/09), segundo dos três dias da etapa presencial do congresso. “Os Sandbox diminuem custos e tempo de maturação tecnológica, mas não só isso: geram visibilidade, atraem novos modelos de negócios, fomentam a inovação em escala urbana e atraem capital de risco”, explicou Felipe à plateia do congresso.

“Um ambiente Sandbox possibilita diversos testes para soluções urbanas que não foram abordadas nesta apresentação, e que poderão ser sugeridas pelas empresas participantes do programa”, afirma Felipe. Participaram do evento o Presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, os secretários municipais de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Sílvio Sousa, e de Infraestrutura (Seinfra), Everton Schmaltz.

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia