Em cinco dias, Comurg aplica 500 notificações para coibir descarte irregular de lixo em calçadas de Goiânia
Última atualização em 02 setembro 2022 às 16h44
Aplicações são fundamentadas no Código de Posturas do Município, e visam reduzir número de descartes irregulares nas vias da capital. “Trabalho prioriza educação ambiental, e não a aplicabilidade de multas”, ressalta presidente do órgão, Alisson Borges

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) aplicou 500 notificações administrativas para moderar descarte irregular de entulho, lixo e galhadas em calçadas de bairros da capital, nos últimos cinco dias.
Cerca de 60% dos avisos tratavam de sobras de resíduos da construção civil, enquanto os demais casos referiam-se a mato alto, terra e lixo mal acondicionado. A lista das irregularidades ainda aponta descarte de eletrônicos, móveis e pneus.
A ação teve como objetivo impedir o descarte irregular de resíduos e manter a cidade limpa. Equipe formada com 35 colaboradores da Comurg visitou as vias públicas dos setores Cidade Jardim, Vila Aurora, Castelo Branco, Vila Santa Tereza e Centro-Oeste, e reforçou o trabalho de orientação, fiscalização e vistoria quanto ao descarte de lixo nas calçadas e logradouros públicos.
Os colaboradores da Comurg orientam moradores sobre as boas maneiras de acondicionamento de resíduos, educação ambiental, dias e horários corretos das coletas orgânica e seletiva, funcionamento dos ecopontos, bem como os danos causados às vias públicas e ao meio ambiente, e suas penalidades.
Notificações
Durante a ação, equipes da Comurg só emitem a notificação administrativa se houver entulhos e demais resíduos nas calçadas. Todo trabalho é baseado no Código de Posturas do Município, e o morador tem até 72 horas para executar a limpeza. Caso não o faça, o aviso é encaminhado à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
“A Prefeitura está empenhada em retirar os entulhos das vias públicas e deixar os terrenos públicos, praças e canteiros limpos, mas a obrigação é compartilhada com a comunidade, que precisa manter os lotes particulares limpos, e evitar descarte irregular”, ressalta.
“Só com essa parceria é que teremos uma cidade mais limpa, com espaços públicos preservados para garantir mais qualidade de vida às pessoas”, pontua Alisson Borges.
Fotos: Luciano Magalhães
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia