Durante a 4ª edição da Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestou 7.543 atendimentos à população da Região Sudeste da capital. Além de oferecer consultas, exames, vacinação e testagem contra Covid-19, a pasta entregou aos moradores a revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Atheneu, que passou por ampla reforma para oferecer serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.

Quem compareceu aos estandes montados na Feira do Parque Atheneu pode aferir a pressão arterial e fazer exames como ultrassonografia, mamografia, tomografia computadorizada, ecodoplercardiograma, eletrocardiograma, exame citopatológico e risco cirúrgico.

As equipes da SMS também distribuíram kit de higiene bucal, fizeram rastreamento de câncer de boca e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizaram exames de pacientes da fila da Regulação e ofereceram vacinas contra Covid-19 e Influenza, além da vacina antirrábica.

“Sentimento é de que estamos cada vez mais próximos dos goianienses, solucionando questões que eles mais precisam no dia a dia”, afirmou o prefeito Rogério Cruz.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, destacou que o sucesso da Caravana do Bem se comprova com números. “Ofertamos 20 serviços na área da Saúde à população, que atendeu ao nosso chamado e compareceu à Praça da Feira do Parque Atheneu”, disse, ressaltando as 1.570 consultas oftalmológicas realizadas pelas equipes da SMS, e as 1.745 doses de vacinas contra Covid-19 e Influenza aplicadas.

USF
A Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Atheneu, que possui três equipes específicas para atendimento às famílias e duas equipes de saúde bucal, passou por ampla reforma. Na unidade, já foram realizados 1,2 mil atendimentos médicos, 600 consultas de enfermagem e 160 consultas odontológicas. A unidade dispõe de programa da mulher e atendimento a hipertensos e diabéticos.

“Desde o início da gestão, nossa preocupação é também com a estrutura das nossas unidades de saúde. Estamos focados nesse sentido, e a reforma da USF é um exemplo do empenho em prestar à população de Goiânia uma saúde de qualidade”, afirmou Durval Pedroso.

“A região do Parque Atheneu é extremamente populosa, e as estratégias de prevenção são muito importantes para a população. Revitalizar uma unidade de saúde como esta, que atende mais de duas mil pessoas por mês, com uma população estimada em mais de 12 mil habitantes, é de muita importância”, avaliou.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia