“Em breve nossa cidade estará completamente asfaltada”, garante Rogério

Prefeito de Goiânia anunciou retomada das obras de construção asfáltica na capital após conclusão de auditoria feita pela Controladoria Geral do Município

Publicado em: 23 de abril de 2021 às 14:51 | última atualização: 24 de abril de 2021 às 07:47

Tamanho da fonte:
-A A A+

A Prefeitura de Goiânia retomou nesta sexta-feira (23/4), as obras de construção asfáltica na capital. A ação ocorre após auditoria da Controladoria Geral do Município (CGM) não identificar irregularidades nos contratos firmados para a reconstrução de 630 Km de asfalto de ruas e avenidas de Goiânia. “O município de Goiânia adotou as medidas visando resguardar a supremacia do interesse público e minimizar eventuais impactos negativos ao erário em decorrência de possíveis irregularidades”, diz documento assinado pela Controladora-Geral Interina do Município, Aline do Espírito Santo Ribeiro.

A suspensão foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 30 de março e foi motivada após 16 vereadores solicitarem a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os contratos. “Em breve vamos estar com a nossa cidade completamente asfaltada”, garantiu o prefeito Rogério Cruz.

Segundo o líder do Executivo municipal, é preciso ter responsabilidade com o dinheiro público. “A partir do momento que se tem um indício de irregularidade é preciso averiguar”, disse. “Eu, como gestor, imediatamente suspendi os trabalhos do asfalto para que pudéssemos, com a controladoria, fazer todo o levante possível. Isso foi feito e não encontramos nenhuma irregularidade”, acrescentou.

O prazo regimental para conclusão da investigação era de 120 dias, porém, segundo o prefeito, a determinação era que o procedimento fosse finalizado no menor tempo possível para não prejudicar o cronograma de entregas. “Nenhuma obra realizada pela prefeitura de Goiânia terá o status de inacabada”, sublinhou Rogério Cruz na época.

O prefeito ainda garantiu que os recursos para a finalização das obras estão garantidos. O gestor municipal se reuniu nesta quinta-feira (22/4) com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para tratar do assunto. O banco, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), é responsável pelo empréstimo de R$ 780 milhões para financiar obras de infraestrutura no município. O contrato foi firmado ainda na gestão passada. “Vamos poder usar todo o dinheiro”, assegurou. “O contrato foi renovado até dezembro”, completou.

Andamento das obras
Dos 630 km de asfalto, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), já foram feitos 2,5 milhões de metros quadrados pela gestão anterior e a atual vai fazer 5 milhões de metros quadrados, totalizando 7,5 milhões de metros quadrado. O programa deve chegar em 111 bairros de todas as regiões de Goiânia. Após a conclusão desta etapa, a prefeitura já planeja a próxima etapa, que deverá alcançar cerca de 800 km de novas vias revitalizadas.

Da Diretoria de Jornalismo
Foto: Jackson Rodrigues