A Prefeitura de Goiânia retomou nesta sexta-feira (23/4), as obras de construção asfáltica na capital. A ação ocorre após auditoria da Controladoria Geral do Município (CGM) não identificar irregularidades nos contratos firmados para a reconstrução de 630 Km de asfalto de ruas e avenidas de Goiânia. “O município de Goiânia adotou as medidas visando resguardar a supremacia do interesse público e minimizar eventuais impactos negativos ao erário em decorrência de possíveis irregularidades”, diz documento assinado pela Controladora-Geral Interina do Município, Aline do Espírito Santo Ribeiro.

A suspensão foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 30 de março e foi motivada após 16 vereadores solicitarem a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os contratos. “Em breve vamos estar com a nossa cidade completamente asfaltada”, garantiu o prefeito Rogério Cruz.

Segundo o líder do Executivo municipal, é preciso ter responsabilidade com o dinheiro público. “A partir do momento que se tem um indício de irregularidade é preciso averiguar”, disse. “Eu, como gestor, imediatamente suspendi os trabalhos do asfalto para que pudéssemos, com a controladoria, fazer todo o levante possível. Isso foi feito e não encontramos nenhuma irregularidade”, acrescentou.

O prazo regimental para conclusão da investigação era de 120 dias, porém, segundo o prefeito, a determinação era que o procedimento fosse finalizado no menor tempo possível para não prejudicar o cronograma de entregas. “Nenhuma obra realizada pela prefeitura de Goiânia terá o status de inacabada”, sublinhou Rogério Cruz na época.

O prefeito ainda garantiu que os recursos para a finalização das obras estão garantidos. O gestor municipal se reuniu nesta quinta-feira (22/4) com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para tratar do assunto. O banco, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), é responsável pelo empréstimo de R$ 780 milhões para financiar obras de infraestrutura no município. O contrato foi firmado ainda na gestão passada. “Vamos poder usar todo o dinheiro”, assegurou. “O contrato foi renovado até dezembro”, completou.

Andamento das obras
Dos 630 km de asfalto, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), já foram feitos 2,5 milhões de metros quadrados pela gestão anterior e a atual vai fazer 5 milhões de metros quadrados, totalizando 7,5 milhões de metros quadrado. O programa deve chegar em 111 bairros de todas as regiões de Goiânia. Após a conclusão desta etapa, a prefeitura já planeja a próxima etapa, que deverá alcançar cerca de 800 km de novas vias revitalizadas.

Da Diretoria de Jornalismo
Foto: Jackson Rodrigues