Prefeito

Em Brasília, Rogério Cruz busca recursos para ‘Cidade Inteligente’ e programa habitacional

Temas foram discutidos no Ministério do Desenvolvimento Regional. Parcerias entre a gestão municipal e a iniciativa privada também estiveram em pauta no Ministério da Economia

Publicado em: 04 de fevereiro de 2021 às 19:22 | última atualização: 05 de fevereiro de 2021 às 07:39

Tamanho da fonte:
-A A A+

Comitiva da Prefeitura de Goiânia, liderada pelo prefeito Rogério Cruz, esteve nesta quinta-feira (4/2), em Brasília, participando de uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, e com representantes do Ministério da Economia.

No encontro, que contou com a presença dos secretários municipais e do ex-deputado federal por Goiás Daniel Vilela, foram abordadas questões como o registro do projeto Cidade Inteligente, a viabilização de recursos para construção de pontes que interligam bairros, além do programa habitacional que prevê a construção de 15 mil moradias na capital.

"Essas vindas a Brasília estão trazendo inúmeros benefícios para nossa cidade. Os projetos apresentados são bem elaborados e discutidos por técnicos da nossa gestão. Isso nos dá confiança e certeza em mais recursos para  implantar e entregar as benfeitorias à nossa população", afirmou Rogério Cruz, que, em janeiro, já esteve nos Ministérios das Comunicações, Pecuária Agricultura e Abastecimento e nas sedes da Anatel e FNDE.

De acordo com o secretário de Relações Institucionais da capital, Euler Morais, que participou das audiências, representantes do Governo Federal virão à Goiânia conhecer os projetos abordados durante o encontro. "Vamos aproveitar a presença deles para mostrar a nossa estrutura para a instalação do projeto 'Cidade Inteligente', proposta parecida com a que já foi implantada em Aparecida de Goiânia", lembrou. 

Morais falou também sobre a discussão do projeto municipal de habitação que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplanh). Segundo ele, a iniciativa terá o apoio do MDR, que fará sugestões e fornecerá orientações para a implantação do programa. "Representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional vão nos repassar os critérios e as condições para que o nosso projeto se encaixe nas condições exigidas para a liberação de recursos", concluiu.

No Ministério da Economia, a comitiva do prefeito Rogério Cruz se reuniu com representantes do Programa de Parcerias de Investimentos. Durante a audiência, foi discutida a implantação de parcerias público-privadas (PPP) em Goiânia. O titular do Escritório de Prioridade Estratégicas da administração municipal, José Frederico Lyra Netto, informou que o tema será debatido com empresários.
"São projetos para modernizar a iluminação pública da capital com novos dispositivos tecnológicos, garantindo mais segurança para os empresários e para a população nos espaços públicos da capital. Vamos trabalhar em conjunto para que Goiânia cresça e seja destaque nas parcerias entre a gestão pública e a iniciativa privada", afirmou Lyra Netto. 

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo. Fotos: Jackson Rodrigues / Secom Goiânia