A Prefeitura de Goiânia removeu 2 mil toneladas de materiais recicláveis em 25 dias da 1ª Maratona da Limpeza, com os serviços Cata-treco e coleta seletiva. Outras 80 foram removidas das calçadas e canteiros. Itens são, em sua maioria, pedaços de madeiras, colchões, móveis e eletrodomésticos que poderiam ser reaproveitados, caso moradores tivessem feito descarte correto.

A coleta seletiva recolheu 2 mil toneladas de resíduos, e o Cata-treco alcançou 6 mil itens, em atendimento a 1,5 mil ordens de serviços. Os números estão inclusos no relatório parcial da 1ª Maratona de Limpeza, promovida pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que já atendeu a mais de 500 setores, com limpeza e urbanização.

Os resíduos recicláveis são encaminhados para as 13 cooperativas cadastradas na prefeitura. O prefeito Rogério Cruz avalia como positivos os números da coleta seletiva, e ressalta acreditar na mudança de hábito do goianiense, “que pode contribuir muito com o descarte correto do lixo”.

“A coleta seletiva contribui com a limpeza da cidade, com o meio ambiente e saúde pública, além de ser fonte de renda para muitas famílias cadastradas nas cooperativas”, afirma.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, orienta as pessoas que possuem algum bem inservível, em boas ou más condições de uso, a procurarem a Comurg nos canais disponíveis, para fazer agendamento do serviço e descartar corretamente os objetos.

“Solicitamos o apoio da população, pois 80 toneladas de resíduos que poderiam ser reutilizados foram para o Aterro Sanitário, em função do descarte inadequado. Como foram descartados em vias públicas, os objetos ficaram contaminados, e não podem ser reutilizados pelas cooperativas cadastradas”, pontua.

Para evitar o descarte em locais públicos, a Comurg conta com quatro ecopontos, em que a população pode fazer o descarte de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, objetos recicláveis, madeiras e outros itens.

Para solicitar o Cata-treco, basta ligar no número (62) 3524-8555, ou mandar mensagem pelo WhatsApp no (62) 98596-8555, e por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Ecopontos fixos
• Guanabara: Rua GB-5, esquina com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
• Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal, esquina com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.
• Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
• Campos Dourados: Rua São João Del Rei, APM 07, Residencial Campos Dourados

Foto: Luciano Magalhães/Comurg