A gestão Rogério Cruz ampliou, em 22 meses à frente da administração de Goiânia, o atendimento e acolhimento a famílias de baixa renda e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na capital. No período de janeiro de 2021 a outubro de 2022, 20.034 famílias goianienses foram acompanhadas pelos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 11 Núcleos de Assistência Social (NAS) do município.

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), neste período, a Prefeitura de Goiânia ampliou o número de inscrições no Cadastro Único do Governo Federal. Atualmente, 164.124 famílias estão cadastradas e aptas a receber benefícios sociais, como Auxílio Brasil, Auxílio Gás e cartões do Programa Renda Família.

Outro ponto é o atendimento e acolhimento das pessoas em situação de rua da capital. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) acompanhou 2.947 pessoas. “O Centro Pop representa um espaço de acolhimento, por meio de um convívio grupal e social, onde atende as necessidades básicas e permite resgatar a dignidade e os direitos que foram violados, além de viabilizar os encaminhamentos para as demais políticas públicas, ampliando a inclusão social e garantindo a proteção social integral dos indivíduos que enfrentam e vivenciam a situação de rua”, explica o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Nélio Fortunato.

O programa Pão Nosso confeccionou cerca de 1.600 pães por semana, alcançando uma média de 60 famílias a cada produção, totalizando, até o momento, cerca de 5.760 unidades ofertadas. A Horta Comunitária, localizada no Cras Floresta, já distribuiu mais de 3.260 hortaliças para as famílias carentes da capital.

Para as mulheres grávidas de baixa renda, a Prefeitura de Goiânia entregou, por meio do projeto Mamãe Bebê, cerca de 800 kits de enxovais contendo 15 itens para mães carentes do município.

Aquecendo corações
O projeto Aquecendo Corações atendeu, em 2021, cerca de 1.680 pessoas em situação de rua, com distribuição de alimentos, máscaras, moletons, cobertores, e oferta de pernoites em hotel, café da manhã, almoço e jantar.

Em maio deste ano, com a chegada do frio, foi realizado acolhimento emergencial pernoite. A ação ocorreu no salão de festa do Parque Mutirama, com capacidade para 100 pessoas por noite, e contou com parceria de ONGs, distribuição de alimentos, agasalhos, cobertores e kits de higiene.

Em ação emergencial realizada entre os dias 11 e 14 de agosto deste ano, o projeto acolheu, no auditório da Sedhs, 162 homens e 12 mulheres.

Fotos: Sedhs

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) – Prefeitura de Goiânia