A Prefeitura de Goiânia investiu, em 2022, mais de R$ 400 mil de emendas parlamentares de deputados estaduais goianos na Rede Municipal de Ensino. Os recursos foram aplicados na aquisição de bens e na ampliação de quatro escolas e de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei): Nova Conquista, Marília Carneiro, Patrícia Rodrigues, Jardim Atlântico e Cmei Atheneu Dom Bosco.

As emendas executadas pela Prefeitura de Goiânia foram propostas pelos parlamentares: Adriana Accorsi, Alysson Lima e Vinícius Cirqueira. Os valores, transferidos pelo Governo de Goiás, foram destinados à aquisição de computadores, bebedouros, instalação de ares-condicionados e implantação de Ambientes de Rápida Instalação (ARIs), conhecidos como salas modulares.

O prefeito Rogério Cruz destaca que investimentos ampliam as conquistas na área e lembra que Goiânia saltou de 9º para o 4º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental, entre as capitais brasileiras, e a 8ª melhor nota nos anos finais.

“Estamos melhorando a infraestrutura da rede, ampliando o acesso às vagas e transformando o ensino público municipal”, pontua o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, as emendas parlamentares contribuem com a melhoria da infraestrutura das unidades de ensino e fortalecem os projetos desenvolvidos pela gestão do prefeito Rogério Cruz para garantir ambientes seguros e modernos para crianças e estudantes matriculados nas escolas e Cmeis da capital.

“A Educação é uma área prioritária e, por isso, trabalhamos em parceria com nossos representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal para que os investimentos cheguem à comunidade escolar. Quem ganha com essas parcerias são os atores da educação: nossos estudantes e profissionais”, ressalta Bessa.

Entre as emendas destinadas à Secretaria Municipal de Educação, estão duas no valor de R$ 116 mil direcionadas às escolas municipais Marília Carneiro e Patrícia Rodrigues. Para a Escola Municipal Jardim Atlântico e o Cmei Atheneu Dom Bosco foram direcionadas, respectivamente, R$ 100 mil e R$ 50 mil cada. Já para a Escola Municipal Nova Conquista foi destinada uma emenda no valor de R$ 20 mil.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia