A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), recolheu, em 15 dias da 1ª Maratona da Limpeza, 21 mil toneladas de entulhos descartados de forma irregular nas vias públicas da capital. Serviços atenderam 410 bairros.

A maratona teve início no dia 11 de abril, com objetivo de intensificar serviços de limpeza e remoção de entulhos no período pós-chuvas, o que evita acúmulo de resíduos e crescimento de mato alto. Força-tarefa reúne dois mil servidores da Comurg em atendimento a 700 bairros da capital, no tempo recorde de 30 dias.

Nos primeiros 15 dias da ação, equipes de trabalho roçaram mais de 5,7 milhões de metros quadrados de mato alto nos canteiros, praças e áreas públicas, além de pintar 570 mil metros lineares de meio-fio. A força-tarefa realizou, ainda, limpeza de 133 mil metros quadrados de margens de mananciais, poda de 1.504 árvores em vias públicas, e extirpação de 204 exemplares que estavam totalmente secos.

Equipes também recolheram 46 toneladas de resíduos inservíveis das calçadas e canteiros. Os itens são, em sua maioria, pedaços de madeira, colchões, móveis e eletrodomésticos passíveis de reaproveitamento, mediante o descarte correto.

O prefeito Rogério Cruz lembra que o objetivo da maratona é deixar as vias públicas da cidade mais limpas, além de minimizar os pontos de descarte irregular de entulhos. “Realizamos, também, uma força-tarefa contra a dengue, e a redução desses materiais auxilia no combate à proliferação dos mosquitos transmissores”, afirma.

Maratona
A Maratona da Limpeza envolve 2 mil servidores da Comurg na execução dos serviços de remoção de entulhos das vias públicas e calçadas; capina; roçagem do mato alto; limpeza de lotes autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma); poda de árvore e grama; limpeza de córregos; raspagem de terra; remoção de raízes; pintura de meio-fio; manutenção nos canteiros ajardinados; plantio de árvores e avenidas; revitalização e manutenção das praças, além de programação especial para a coleta seletiva de lixo.

Nos 30 dias da ação, Comurg colocou quatro ecopontos itinerantes em diferentes regiões da capital, além dos quatro fixos, para o descarte de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, objetos recicláveis, madeiras e outros itens.

Ecopontos provisórios
• Avenida C-107, esquina com Avenida T-63, Jardim América
• Rua Peroba, esquina com Avenida Aristóteles, Jardim Mariliza
• Avenida Maracanã, Setor Jaó
• Avenida A, esquina com Avenida Perimetral 2, Setor Água Branca

Ecopontos fixos
• Jardim Guanabara: Rua GB-5, esquina com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
• Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal, esquina com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
• Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
• Campos Dourados: Rua São João Del Rei, APM 07, Residencial Campos Dourados

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Comurg